Topo

Brasileirão - 2019

Flamengo visita Ceará sem time principal e com mistério de Jesus

Jorge Jesus deverá mandar time misto para encarar o Ceará por conta de duelo pela Libertadores - Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus deverá mandar time misto para encarar o Ceará por conta de duelo pela Libertadores Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2019 04h00

O Flamengo enfrenta o Ceará, hoje (25), em meio à gangorra imposta pela temporada. Ao mesmo tempo que está evolvido na disputa das quartas de final da Libertadores, e com vantagem, a equipe do técnico Jorge Jesus tem, pela primeira vez, a possibilidade real de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Esse tira-teima para o elenco rubro-negro será no Castelão, às 19h. Para assumir a ponta, o clube da Gávea terá que secar o Santos contra o Fortaleza, na Vila Belmiro.

"Poupar ou não poupar?", "Focar em uma competição ou jogar todas com a mesma força?". Jesus levou força máxima para o Ceará, mas não deverá utilizar os principais jogadores. E há uma explicação. É que após a partida pelo Brasileiro, a delegação seguirá direto para Porto Alegre para o duelo da volta com o Internacional pela Libertadores.

Então, por mais que a delegação esteja com nomes como Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, dificilmente algum deles deverá iniciar o duelo entre os titulares. Por outro lado, todos eles devem ficar à disposição no banco de reservas.

O assunto não chega a ser uma novidade no Flamengo e até mesmo contribuiu para a demissão de Abel Braga no passado. O ex-treinador, na época, não utilizou os titulares contra o Fortaleza, pelo Brasileiro de 2019. A decisão não caiu bem internamente, uma vez que haveria tempo até o compromisso com o Corinthians, pela Copa do Brasil do mesmo ano.

Agora, apesar de estar a dois pontos do líder Santos - que disputa apenas o Brasileiro -, Jorge Jesus indica que utilizará uma equipe alternativa. O objetivo é poupar os atletas mais desgastados e recuperá-los para o segundo duelo com o Internacional, pelas quartas de final da Libertadores, no Beira-Rio. O time rubro-negro vai a Porto Alegre com vantagem depois de vitória por 2 a 0 no Maracanã.

"Temos um jogo agora no Ceará. Estamos com possibilidade de conquistar as duas competições, estamos apenas dois pontos atrás do Santos. Não podemos abdicar do título do Brasileiro e dar prioridade só para uma competição. Temos que saber atuar nas duas situações e mudando alguns jogadores. Vamos ver até o fim de semana como vamos lidar na próxima partida. A ideia é estarmos os mais fortes possíveis nos dois confrontos", disse Jorge Jesus.

Após o confronto com o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final, o comandante rubro-negro revelou que entendeu o peso da Libertadores para a torcida do Flamengo. E justamente por isso mudou sua avaliação em relação ao planejamento.

"Depois desta eliminatória é que percebi. Antes não tinha percebido isso. Vai me fazer mudar muita coisa. Vai mudar um bocadinho o meu pensamento. Meu pensamento era ao contrário. Importante era o campeonato. Libertadores era importante, mas não era o foco número um, mas para os torcedores já vi que é o foco número um e tenho de pensar bem isso", comentou.

CEARÁ X FLAMENGO

Local e data: Arena Castelão, em Fortaleza (CE), dia 25 de agosto de 2019 (domingo)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Ceará
Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves, João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo; Lima, Mateus Gonçalves, Felippe Cardoso
Técnico: Enderson Moreira

Flamengo
Diego Alves, Rafinha, Thuler, Rodrigo Caio e Renê; Piris da Motta, Arão, Gerson e Everton Ribeiro (Arrascaeta); Vitinho e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente que o Flamengo enfrentou o Fortaleza em 2018. O duelo aconteceu em 2019.