Topo

Inglês - 2019/2020

Centroavante brasileiro é observado e já recebeu contato da Bélgica

Divulgação/Aston Villa
Imagem: Divulgação/Aston Villa

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/08/2019 04h00

Reforço badalado e candidato a destaque do Aston Villa, campeão europeu de 1982 e que retornou à Premier League nesta temporada, Wesley Moraes balançou as redes pela primeira vez na última semana e pode ter que tomar uma difícil decisão em um futuro próximo, caso tenha sucesso no Campeonato Inglês. De acordo com apuração do UOL Esporte, a Bélgica, país em que o jogador ganhou projeção pelo Club Brugge, monitora o centroavante de 1,91m por uma possível naturalização.

Justamente na partida em que anotou um dos gols na vitória da última sexta-feira sobre o Everton por 2 a 0, Wesley acabou também observado por membros da comissão técnica da seleção belga, oficialmente presentes no jogo para analisar o desempenho do zagueiro Bjorn Engels - o defensor e companheiro do brasileiro no Aston Villa não é convocado desde 2016, quando defendeu o time sub-21.

O interesse belga ainda se encontra em uma consulta informal, e Wesley sequer deu entrada para o processo de naturalização. Quando o atacante ainda defendia o Club Brugge, recebeu os primeiros contatos sobre um possível interesse de representar a equipe responsável por eliminar o Brasil na Copa do Mundo de 2018.

Embora não tenha atuado profissionalmente no Brasil, o centroavante trata a seleção como objetivo a médio prazo nas conversas com os amigos. Portanto, o jogador ainda encara a promoção a uma seleção com paciência, sem se seduzir com o interesse mais claro dos belgas.

Wesley Moraes possui um perfil de atleta de gosto do técnico Tite e raro na seleção brasileira. O elenco campeão da Copa América, por exemplo, não possuía um centroavante de força, característica em que se encaixa o jogador, além de Joelinton, outro atacante recém-chegado à Premier League e autor do gol da vitória do Newcastle sobre o Tottenham, no último domingo.

Tanto Wesley quanto Joelinton têm o badalado Campeonato Inglês para se promoverem e chamarem a atenção de Tite. O jogador do Aston Villa, caso seja ignorado pela seleção brasileira, possui como alternativa a vermelha belga. O gigante brasileiro já possui como credenciais o passado recente de sucesso na Bélgica e a aprovação do técnico do selecionado europeu Roberto Martínez.