Topo

Santos

Santos: Conheça o zagueiro capitão da seleção sub-15 que já joga no sub-20

Kaiky Fernandes, zagueiro capitão do sub-15 do Santos e da Seleção Brasileira - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Kaiky Fernandes, zagueiro capitão do sub-15 do Santos e da Seleção Brasileira Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

29/08/2019 04h00

Ele completou 15 anos em janeiro, mas atuar entre os mais velhos já se tornou rotina na vida de Kaiky Fernandes, zagueiro das categorias de base do Santos. Titular e capitão da seleção brasileira da categoria, o jovem já atua pelo sub-17 e até pelo sub-20 do Peixe e tem bom desempenho em todas as categorias.

Principal destaque da geração nascida em 2004, o defensor apresenta, além de qualidades refinadas dentro de campo, uma maturidade acima da média para a categoria. Por isso, Kaiky começou a atuar no sub-17 e chamou atenção até do sub-20.

O santista entrou na segunda etapa da partida contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e ganhou elogios da comissão técnica. Detalhe: o defensor não fez nenhum treino na categoria antes de jogar.

O jovem zagueiro começou no futsal e foi descoberto pelo Peixe quando atuava pelo Portuários por meio do olheiro Índio. Kaiky foi atleta do técnico Luciano Santos, que era treinador das categorias de base do Santos e do Portuários na época. Foi aos nove anos que o ex-treinador santista, que hoje trabalha nos Emirados Árabes, levou o menino para o futebol de campo.

"Eu já conhecia suas qualidades e via potencial e projeção. Era questão de tempo para se concretizar. No Portuários trabalhávamos muito a tomada de decisão, e ele era de uma leitura de jogo acima da média. Jogador que joga pelo atalho. Não tem medo de jogar de errar foi estimulado a fazer isso a jogar assim", disse Luciano.

"O que chamou atenção primeiro foi a altura, depois a técnica, força e postura como atleta. Ele foi se destacando e chegou ao campo. É um jogador muito inteligente", destacou Índio.

O atleta sempre gostou de futebol, mas começou na modalidade apenas para praticar um esporte por indicação dos pais. Ele quase foi parar na natação, mas preferiu o futebol. Ele começou como volante no Santos, mas foi recuado para a zaga no sub-11 e gostou da posição.

"Pedimos para ele escolher entre natação ou futebol e ele preferiu o futebol porque sempre foi apaixonado. Nunca imaginamos que iria dar nisso que está acontecendo na vida dele. Por ser sempre o maior de todos acabava ficando mais atrás, mas sempre gostou muito da defesa", explicou a mãe do jogador, Ivanilda Melo.

A maturidade e moral do capitão do sub-15 é tão grande que Kaiky recentemente chegou a parabenizar o novo treinador do sub-15 do Santos, Lilló, pelo esquema tático utilizado, que dá liberdade para os atletas atuarem mais soltos. A equipe já está classificada para a terceira fase do Campeonato Paulista da categoria.

Acostumado a revelar jogadores de ataque, o Santos vem se notabilizando na formação também de defensores nos últimos anos. Dois dos zagueiros do elenco principal são formados em casa: Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo. Kaiky é tido como um dos maiores potenciais dos últimos anos na defesa e já é observado de perto por europeus.

Santos