Topo

Como o técnico Jorge Jesus pode montar o time do Flamengo sem Cuéllar

Jorge Jesus terá de montar Flamengo sem o colombiano - Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus terá de montar Flamengo sem o colombiano Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/09/2019 04h00

Depois de muitas idas e vindas, Cuéllar é página virada no Flamengo. Sem o jogador, negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, caberá ao técnico Jorge Jesus montar o time sem que haja maiores prejuízos para o futuro rubro-negro.

O Fla encara hoje (1º) o Palmeiras, às 16h, no Maracanã, sem o volante e em jogo considerado fundamental para a briga pelo Brasileiro. Com 33 pontos, o Rubro-negro pode alcançar o Santos, que venceu a Chapecoense por 1 a 0, e liderar a tabela com seis pontos de vantagem sobre o Alviverde.

Até a bola rolar, o luso terá um tempo para avaliar as possibilidades que o elenco lhe proporciona. Neste primeiro momento, o desafio é mostrar que há vida sem o colombiano.

Gerson
Gerson - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Gerson deve começar atuando contra o Palmeiras
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Para o clássico no Rio de Janeiro, a tendência é que Gerson ocupe o lugar deixado pelo atleta. Contratado na janela do meio do ano, o jogador atuaria na faixa de campo mais ocupada por Willian Arão, que deve ficar um pouco mais preso à frente dos zagueiros caso essa seja a alternativa.

Mesmo com esse desenho, Arão também teria liberdade para chegar na área, uma de suas principais características. Caso esta dupla vá a campo, os laterais Rafinha e Filipe Luís ficariam um pouco mais presos para dar sustentação defensiva ao time.

Piris da Motta
Piris - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Piris da Motta em ação durante treino do Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

O paraguaio é aquele que tem um perfil mais semelhante ao do antigo titular, embora não tenha a mesma qualidade no passe e na saída de bola. Caso seja o eleito pelo português, o Fla teria entre os zagueiros alguém com forte capacidade de marcação.

Por outro lado, a equipe perderia um homem na hora de sair construindo o jogo desde lá de trás. Outro volante de ofício do elenco, o jovem Hugo Moura larga mais atrás neste momento. Também cria da base, o jovem Vinícius é outro que está à disposição.

Rodrigo Caio
Rodrigo Caio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Rodrigo Caio tem sido um dos pilares da zaga do Flamengo
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Se quiser "revolucionar", Jesus pode adiantar o zagueiro Rodrigo Caio para o meio, posição na qual já atuou pelo São Paulo. Jogador com bom senso de colocação e passe, ele é uma alternativa, embora dificilmente Jesus abra mão do jogador em sua posição de origem. Ao lado do espanhol Pablo Marí, o atleta vem formando uma dupla de zaga consistente.

"Faz um bom tempo que não jogo de volante. Pelo nosso elenco, pela qualidade dos nossos jogadores, não acredito que terá necessidade", ponderou o defensor

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PALMEIRAS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de setembro de 2019 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson (Piris da Motta), Bruno Henrique, De Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Gabriel Barbosa.
Técnico: Jorge Jesus.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa; Felipe Melo, Ramires (Matheus Fernandes), Willian, Gustavo Scarpa e Dudu; Luiz Adriano.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.