Topo

Galiotte diz que Palmeiras pode contratar Ricardo Goulart por empréstimo

Ricardo Goulart em ação pelo Guangzhou Evergrande, da China - AFP PHOTO / STR
Ricardo Goulart em ação pelo Guangzhou Evergrande, da China Imagem: AFP PHOTO / STR

27/12/2018 14h52

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, falou pela primeira vez abertamente sobre a possibilidade de contar com Ricardo Goulart em 2019. A negociação com o meia-atacante está adiantada, mas resta ser definida a renovação com o Guangzhou Evergrande, da China, para que o jogador consiga ser emprestado ao Verdão.

"É muito difícil repatriar (pagar a sua saída do Guangzhou). Comprar um atleta que está na China, para o futebol brasileiro é quase impossível. Talvez por empréstimo a gente consiga fazer", disse o dirigente, em entrevista ao Fox Sports, veiculada no dia 25 de dezembro.

"(Ricardo Goulart) É um nome muito interessante, todos queriam contar, nós, também, mas não comentamos situações que ainda não existem. Se nós pudermos, por que não? É um grande jogador", acrescentou.

Goulart é o principal alvo do Palmeiras nesta janela - o clube já anunciou o volante Matheus Fernandes, o meia Zé Rafael, os pontas Carlos Eduardo e Felipe Pires e o centroavante Arthur Cabral. Publicamente, as declarações são em geral cautelosas, mas nos bastidores há uma confiança grande de que o negócio será sacramentado desta vez.

A relação de Goulart com o Palmeiras se estreitou quando o jogador tratou sua lesão no joelho na Academia de Futebol entre novembro e dezembro. Por conta do problema, ele deve perder os primeiros meses de 2019, último ano de seu contrato com o Guangzhou - o vínculo acaba em janeiro de 2020. Ele deve renovar com os chineses antes de ser cedido ao Verdão.

Goulart está em férias no Brasil, e sua esposa, Diane, fez algumas brincadeiras nas redes sociais. Primeiro, mostrou o pedaço de um recado recebido num hotel em Ilha Bela (SP), pedindo para o jogador "assinar logo com o Palmeiras". Depois, postou uma foto de Ricardo molhando uma palmeira no jardim.

O meia-atacante está no Guangzhou Evergrande desde 2015 e trabalhou no clube até 2017 com Luiz Felipe Scolari, atual técnico do Palmeiras. Os dois empilharam títulos juntos no clube e tiveram sucesso na Ásia.

De acordo com levantamento feito pelo Footstats, Ricardo Goulart participou diretamente de praticamente um gol por jogo na China: 154 jogos, com 104 gols e 47 assistências. Ou seja, 151 gols tiveram atuação decisiva do jogador.

Keno e Dudu

A torcida do Palmeiras também sonha com o retorno de Keno, mas Galiotte afirma que, ao menos neste primeiro semestre de 2019, o atacante não deve jogar no Brasil. Quanto a Dudu, já assediado por clubes chineses, o dirigente promete todo o esforço para mantê-lo.

"Eu acho muito difícil (Keno voltar agora). No primeiro semestre, a posição que nos foi passada é que é impossível. É o que o Palmeiras tem. Talvez no segundo semestre ele possa voltar ao Brasil, mas acho difícil", disse o presidente.

Keno foi vendido pelo Verdão ao Pyramids FC, do Egito, por 10 milhões de dólares (R$ 37,8 milhões na época) no meio do ano. Durante o restante de 2018, o clube sofreu por não ter conseguido repor sua saída.

Nesta janela de transferências, a diretoria foi ao mercado para resolver este problema e trouxe dois pontas: Carlos Eduardo, companheiro de Keno no Pyramids, e Felipe Pires, emprestado do Hoffenheim (ALE).

Já Dudu, eleito o craque do Brasileiro vencido pelo Palmeiras, deve ser novamente procurado por clubes chineses. No meio do ano, o Shandong Luneng (CHN) fez mais de uma proposta por ele, mas o clube bateu o pé por sua permanência, que acabou dando resultado.

Ainda não há uma nova proposta pelo camisa 7 na mesa de Maurício Galiotte, mas o presidente avisa que fará o possível para manter o atacante. Seu contrato é válido até o fim de 2022.

"Tudo que for possível fazer, vamos fazer para ele ficar. Este ano teve uma proposta importante da China, falei para ele que o aspecto financeiro óbvio que é importante, mas o Palmeiras hoje é uma vitrine, vai disputar títulos, a imagem dele vai estar em evidência. Tem contrato conosco, o Felipão e o elenco gostam muito dele, é um ídolo da torcida. Vamos fazer o que for possível para o Dudu ficar com a gente".