Topo

Mundial tem gol de "Ronaldinho" da Costa Rica e árbitra brasileira entra para a história

Brasileira Renata Leite se tornou a primeira árbitra em uma Copa do Mundo - Getty Images
Brasileira Renata Leite se tornou a primeira árbitra em uma Copa do Mundo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 19h03

O primeiro dia da Copa do Mundo de Futsal da Tailândia não teve nenhuma grande zebra e os favoritos confirmaram as previsões com vitórias tranquilas. Além das goleadas de Brasil e Portugal, o torneio teve como destaque um costarriquenho conhecido como "Ronaldinho do futsal" e uma brasileira entrando para a história do futsal como primeira árbitra em um Mundial.

Donos da casa, os tailandeses estrearam contra a Costa Rica e venceram por 3 a 1, mas o grande destaque da partida foi um jogador cabeludo do time costarriquenho. Diego Zuñiga é o principal jogador da seleção e ficou famoso após marcar um gol de letra em um amistoso contra o Brasil que lhe rendeu o apelido de “Ronaldinho Gaúcho do futsal”.

O vídeo (assista abaixo) rodou o mundo e o jogador, que exibe uma vasta cabeleira, ficou famoso. Porém, na estreia do Mundial, “Ronaldinho” até deixou a sua marca, mais uma vez com categoria ao mandar um belo chute, mas os tailandeses foram mais eficientes e venceram por 3 a 1.

ASSISTA GOLAÇO DE DIEGO ZUÑIGA, DA COSTA RICA, EM AMISTOSO COM O BRASIL

Considerada uma das favoritas ao título, a seleção brasileira estreou com vitória sobre o Japão por 4 a 1, mas o grande destaque positivo – o negativo foi a lesão de Falcão que deve tirar o jogador do Mundial – foi a árbitra Renata Leite.

A juíza apitou a partida entre Tailândia e Costa Rica e entrou para a história do esporte ao se tornar a primeira mulher a participar de um jogo de Copa do Mundo.

Outro fato que chamou atenção além das quadras foi a polêmica entre a Fifa e a CBFS por conta do uniforme usado pela seleção brasileira. O time de Falcão e cia entrou em quadra contra o Japão com a camisa com seis estrelas sobre o escudo, mas a entidade que comanda o futebol e futsal no mundo, só permite quatro delas, já que não considera as conquistas de 1982 e 1985, quando o Mundial ainda era organizado pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão).

A entidade brasileira aguarda o posicionamento da Fifa e pode ser punida por desrespeitar a regra imposta.

BRASIL VENCE JAPÃO, MAS PODE PERDER FALCÃO PARA O RESTANTE DO MUNDIAL

  • A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo de futsal com uma vitória por 4 a 1 sobre o Japão, mas deixou a quadra com um problema imenso. O ala Falcão jogou por apenas três minutos e deixou a quadra chorando com uma lesão na panturrilha esquerda. O jogador, de 35 anos e provavelmente seu último Mundial, fará exames nesta sexta, mas dificilmente ele voltará a atuar no torneio da Tailândia. “Estou muito triste. Porém Deus já me deu e proporcionou tanta coisa boa na minha vida e na minha carreira que eu aceito quando ele tira também”, escreveu Falcão na sua página no Twitter.

UCRÂNIA EMPATA NO ÚLTIMO MINUTO E FRUSTRA ARTILHEIRO PARAGUAIO

  • O primeiro jogo da Copa do Mundo de futsal teve emoção até o último lance. O Paraguai vencia a Ucrânia, em partida válida pelo Grupo A, na manhã desta quinta-feira, até o momento em que o cronômetro marcava 52 segundos para o final do jogo, quando Maksym Pavlenko salvou os ucranianos da derrota e decretou o placar de 3 a 3. O gol deixou em segundo plano o destaque da partida, Emmanuel Ayala, que marcou os três gols do Paraguai. Apesar de largar na frente da artilharia da Copa do Mundo, Ayala ficará de fora do próximo confronto de sua seleção, já que foi expulso após simular uma falta e receber o segundo cartão amarelo.

PORTUGAL DÁ 44 CHUTES E VENCE FÁCIL A LÍBIA

  • Portugal não teve problemas em sua estreia na Copa do Mundo de futsal. Com 59% de posse de bola e 44 chutes a gol, contra apenas 12 da Líbia, os europeus golearam por 5 a 1 na primeira partida do Grupo C, o mesmo do Brasil. Depois de abrir o placar logo aos 3 min, Portugal ainda tomou um susto quando, dois minutos depois, Fathe empatou para os líbios. Porém, a partir dos 15 min, quando fez 2 a 1, não deu mais chances aos adversários e marcou quatro vezes em 13 minutos para decretar a vitória. Os lusos são considerados principais adversários da seleção brasileira na briga pelo sétimo título.