Topo

Chisora reacende lado polêmico do boxe, que já contou com Ali, Tyson e Holifyeld; relembre

Dereck Chisora (esq.) e David Haye se encaram antes de briga - Andrew Couldridge/Reuters
Dereck Chisora (esq.) e David Haye se encaram antes de briga Imagem: Andrew Couldridge/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/02/2012 06h00

As confusões de Dereck Chisora levaram o pugilista à prisão. Durante entrevista coletiva, o boxeador, nascido no Zimbábue e naturalizado britânico, brigou com David Haye e acabou detido. O ocorrido voltou a trazer à tona o lado polêmico do boxe, que, desde a década de 1960, tem episódios controversos em sua história.

BOXEADORES BRIGAM EM COLETIVA DE IMPRENSA

O próprio Chisora já havia se envolvido em confusões. O pugilista deu um tapa na cara de Vitali Klitschko durante pesagem e, não satisfeito, cuspiu água no irmão do ucraniano pouco antes da apresentação da luta que valia o cinturão. Mas ele não é o único personagem controverso da história do esporte.

Grandes nomes do boxe, como Muhammad Ali, Mike Tyson e Evander Holifyeld já se envolveram em polêmicas. De prisão de pugilista inocente a batalha campal no ringue, o esporte já passou por muitos episódios problemáticos. Relembre cinco deles a seguir.

ALI VENCE RIVAL COM GOLPE QUE NINGUÉM VIU

Quando ainda se chamava Cassius Clay, Muhammad Ali teve duas lutas polêmicas contra Sonny Liston. Em 1964, Liston deixou o combate alegando problemas no ombro. No ano seguinte, o boxeador foi à lona após um soco de Ali que pegou apenas de raspão. O pugilista duas vezes derrotado chegou a admitir, pouco antes de morrer, que entregou as vitórias. Suspeita-se que ele tomou essa atitude por ter feito apostas contra ele mesmo. Ali, por sua vez, levou a polêmica na brincadeira: “o golpe foi tão rápido que ninguém viu”, disse o boxeador, quando perguntado sobre a luta.

HURRICANE É PRESO POR CRIME QUE NÃO COMETEU

Rubin Carter, conhecido como Hurricane, foi preso em 1966, quando era favorito para levar o cinturão dos pesos médios, pelo assassinato de três pessoas em um bar. Com ele, foi preso John Artis, seu amigo. Demorou 15 anos para o boxeador, que se profissionalizou em 1961, comprovar sua inocência e deixar a prisão. Suspeita-se que as testemunhas que afirmarem ter visto os dois matarem as pessoas fizeram isso por perseguição racial.

TYSON MORDE A ORELHA DE HOLYFIELD

Durante combate contra Holyfield em 1997, Mike Tyson extrapolou os limites de uma luta limpa. O pugilista mordeu a orelha do adversário e chegou a arrancar um pedaço do lóbulo do rival. Tyson já havia dado uma mordida mais fraca anteriormente, quando o combate foi interrompido. Mas, com a segunda, o boxeador foi desclassificado e a vitória foi concedida a seu oponente. Mais tarde, em 2004, Holyfield deixou a polêmica para trás e afirmou que perdoou o rival pelo ocorrido.

DE LA HOYA EM ESCÂNDALOS SEXUAIS

Neste ano, Angelica Marie Cecora, coelhinha da revista “Playboy” de 25 anos de idade, acusou Oscar de la Hoya de abuso sexual e reenvindica US$ 5 milhões de dólares em um processo contra o pugilista. De acordo com a mulher, o incidente aconteceu em março do ano passado. O boxeador já havia se envolvido em um escândalo anteriormente – em 2007, vazaram fotos dele vestindo trajes femininos (foto). Em 2011, o americano admitiu que as imagens são verdadeiras.

BRIGA GENERALIZADA APÓS DERROTA DE ARGENTINO

No dia 11 deste mês, em Mar del Plata, o argentino Luis “Mosquito” Lazarte perdeu para o filipino Johnriel Casimero em combate que valia o cinturão interino dos minimosca pela Federação Internacional de Boxe. A derrota enfureceu os torcedores locais, que transformaram o ringue em um verdadeiro campo de batalha (foto). O ocorrido chegou até mesmo a estremecer a relação política entre os dois países – depois da confusão, o governo das Filipinas fez um processo formam contra a Argentina.

VEJA AS IMAGENS DA CONFUSÃO NA ARGENTINA