Topo

MMA


Aldo ganha sobrevida nos penas devido a mudança de peso de Edgar e amizade com Bendo

José Aldo vem de vitória contra Chad Mendes no UFC Rio 2, em janeiro - Ricardo Moraes/Reuters
José Aldo vem de vitória contra Chad Mendes no UFC Rio 2, em janeiro Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/08/2012 11h00

Somando suas performances no UFC e no WEC, José Aldo é campeão dos penas há quase três anos e constantemente figura na lista de melhores lutadores peso por peso do MMA. Apesar de praticamente ter varrido sua categoria e de ter abertamente a vontade de subir para os leves, o manauara ganhou uma sobrevida em seu atual peso, pela junção de dois fatores: a decisão de Frankie Edgar em baixar para lutar no até 66 kg e sua amizade com o atual campeão da divisão de cima, Ben Henderson.

A principal notícia veio no início da semana, com a confirmação de que Frankie Edgar, ex-campeão dos leves, começará uma carreira nos penas. Ele perdeu o cinturão para Ben Henderson e também foi derrotado na revanche. Agora, se prepara para lutar com o novo desafio ainda até o fim do ano e, caso vença, não deve demorar a ter uma chance pelo cinturão.

LEIA MAIS

  • Edgar anuncia mudança para categoria dos penas

  • Aldo "escapa" dos deveres de pai pelo UFC Rio e promete novidade na comemoração

José Aldo enfrenta Erik Koch no dia 13 de outubro, no UFC Rio 3, e antes do anúncio já havia comentado a velha vontade de encarar Edgar. “Ele tem peso para jogar na categoria de baixo (pena). Quero muito um dia lutar com ele. Acho que é um combate que todos querem ver. Até o UFC já deixou claro que quer ver este duelo um dia”, disse Aldo, ao UOL Esporte.

Junto ao técnico Dedé Pederneiras, José Aldo já realiza um trabalho para aumentar vagarosamente sua massa muscular, de forma a poder se tornar naturalmente um peso leve. A mudança parecia estar mais próxima com a falta de rivais para o brasileiro, mas o cenário mudou.

O outro fator para Aldo possivelmente ficar mais tempo em seu atual peso é o fato de Ben Henderson ser um amigo próximo do manauara, que não se vê lançando um desafio ao campeão dos leves.

“Para trás a vontade já foi maior, houve até propostas para subir, mas não aconteceu. O Ben (Henderson) é um cara muito gente boa, a gente era bastante parceiro nos tempos de WEC, falavam que a gente era irmão, meio parecido. Era sempre um prazer estar do lado dele, treinar junto e até no corner. Não vejo como desafiá-lo ainda, eu o respeito muito e acho que ele só está começando a mostrar que é o campeão de verdade”, analisou o brasileiro.

Outro lutador no caminho de Aldo é Jung Chan-Sung, apelidado de Zumbi Coreano. Ele venceu Dustin Poirier e ganhou status de próximo desafiante ao cinturão, mas viu o duelo de Aldo e Koch ser adiado devido a uma lesão do campeão e segue no aguardo deste desfecho.