Topo

MMA


Jones ouve sonora vaia e não encara Vitor antes do UFC 152; "Do Bronx" não bate o peso

Jon Jones e Vitor Belfort ficam cara a cara na pesagem do UFC 152, no Canadá - Jorge Corrêa/UOL
Jon Jones e Vitor Belfort ficam cara a cara na pesagem do UFC 152, no Canadá Imagem: Jorge Corrêa/UOL

Jorge Corrêa

Do UOL, em Toronto (CAN)*

21/09/2012 17h38

Envolto em uma série de polêmicas, o norte-americano Jon Jones terá de esperar até o sábado para tentar reconquistar seus torcedores. Nesta sexta-feira, na pesagem do UFC 152, em Toronto, o campeão dos meio-pesados foi vaiado e ouviu gritos de apoio para seu rival, Vitor Belfort. Ambos bateram o peso e estão aptos para o combate. Já o brasileiro Charles “do Bronx” Oliveira falhou em ficar no limite dos penas.

Na pesagem para o aguardado combate da noite, Vitor Belfort se deu ao luxo de ficar cerca de meio quilo abaixo dos 93 kg dos meio-pesados, já que ele costuma lutar no médio (até 84 kg). Jon Jones também “sobrou” alguns gramas. O campeão está com a imagem abalada no Ultimate depois de se recusar a enfrentar Chael Sonnen no UFC 151, que foi cancelado - o falastrão seria substituto de Dan Henderson, que se machucou pouco antes do evento

O campeão, como costuma fazer em suas encaradas, não olhou nos olhos de Vitor. Ele preferiu desviar o olhar, apesar do ambiente entre eles ter sido de cordialidade durante toda a semana. O clima da torcida foi de total apoio para Vitor, com a maioria de fãs canadenses e também bom número de brasileiros presentes.

  • Jones tenta retomar posto de sensação no UFC; saiba como ele foi de queridinho a vilão

  • Belfort admite que Jones é o lutador preferido de seu filho: "Fica tentando me dar cotovelada"

  • Jon Jones 'sensualiza', mas evita responder pergunta sobre ser símbolo sexual no Brasil

“Queria agradecer a todos os caras que fizeram do esporte o que é hoje. Estou aqui há muito tempo e lutar com a nova linhagem do UFC é uma honra. Agradeço a Jon Jones por aceitar o desafio”, disse Vitor. Jones brincou com as vaias e não se mostrou abalado: “Eu acho que Vitor é um dos melhores do mundo. Estou animado a fazer o que sempre faço amanhã (sábado).”

Brasileiro sofre com a balança

O lutador paulista Charles do Bronx subiu na balança e ficou acima dos 66 kg que a categoria pena permite. Ele tirou a roupa na “cabainha”, mas mesmo assim ficou cerca de 300 gramas acima, tendo duas horas para tirar o excesso e ter confirmado o duelo.

De acordo com o MMAJunkie, Charles foi a uma bicicleta ergométrica tentar tirar o peso extra, mas não conseguiu atingir o limite. Como a diferença foi próxima dos 100 gramas, apenas, o combate foi confirmado e não haverá multa para o brasileiro

Esta é a terceira luta de Charles como peso pena. Ele venceu Eric Wisely e Jonathan Brookins com atuações impressionantes, ambas triunfando por finalização e se colocando bem na fila pelo cinturão. Agora encara o norte-americano Cub Swanson se conseguir perder os gramas necessárias.

Outro que teve dificuldades foi o meio-médio Seth Baczynski, que já foi direto para a “cabaninha”. O norte-americano entrou se enxugando, tirou a roupa e conseguiu bater o limite proposto, de pouco mais de 77 kg.

Bisping provoca e dá “soquinho” em Stann

  • O inglês Michael Bisping manteve sua fama de provocador. Ele já havia se estranhado com o rival Brian Stann (EUA) depois da coletiva e, nesta sexta, o chefão Dana White nem deixou eles se aproximarem. Ainda assim, Bisping conseguiu dar um soquinho na barriga de Stann, esquentando o clima. Os pesos médios lutam para ter a chance de ficar bem na fila do cinturão de Anderson.

Na disputa pelo primeiro título na categoria mosca, os levinhos Demetrious Johnson e Joseph Benavidez foram os “menores” na balança, ficando no limite dos 56,7 kg para a luta deste sábado.

No card preliminar, o brasileiro Vinny Magalhães retorna ao Ultimate e fez questão de mostrar garra, encostando cabeça com cabeça com Igor Prokrajac.

Vinny foi criticado por ter sido o técnico de jiu-jítsu de Chael Sonnen no UFC 148, quando o falastrão perdeu para Anderson Silva. Nesta segunda passagem, o meio-pesado se diz mais completo em seu jogo, que é maia baseado na luta de chão.

O UFC 152 será transmitido ao vivo apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card preliminar começa às 19h45 e o principal às 23h. A TV Globo passa a disputa de cinturão dos meio-pesados com 30min de atraso, por volta das 1h30 da madrugada.

* Atualizada às 18h40