Topo

MMA


De treino a judô com crianças, Aldo vira "arroz de festa" no UFC Rio, mas admite tristeza

José Aldo e Renan Barão participam de treino com crianças antes do UFC Rio 3 - Mauricio Dehò/UOL
José Aldo e Renan Barão participam de treino com crianças antes do UFC Rio 3 Imagem: Mauricio Dehò/UOL

Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/10/2012 10h34

O campeão dos penas do UFC, José Aldo, esperava ter o papel de protagonista da terceira edição do evento realizada no Rio de Janeiro, neste sábado. Lesionado, no entanto, ele acabou ficando fora do card e teve de se contentar em ser um famoso “arroz de festa” durante a semana da luta. O manauara foi incluído em quase todos os eventos pré-combates e apesar de mostrar bom humor nas atividades, admite a tristeza de se ver fora do duelo com Frankie Edgar.

Nesta quinta-feira, José Aldo participou de um evento no Instituto Reação, chefiado pelo judoca Flávio Canto. Ao lado de estrelas do UFC, como Renan Barão, Lyoto Machida e Chris Weidman, ele deu um treino para a criançada carente que aprende judô na ONG, um presente de Dia das Crianças feito em parceria com o Ultimate.

Antes disso, ele foi ao treino aberto, onde atendeu à imprensa, e na sexta-feira ele também participa da pesagem, respondendo a perguntas do público ao lado de Lyoto Machida. Ele também garantiu presença ao lado do octógono, para assistir ao UFC, no sábado.

“Estou triste, queria muito lutar aqui. Foi uma enorme oportunidade que eu tive, mas Deus não quis. Eu vejo a multidão e fico feliz pelo carinho deles comigo nestes eventos todos, mas meu coração está partido por não lutar sábado”, afirmou o campeão dos penas.

  • Aldo mostra pé machucado que o tirou do UFC Rio

No Instituto Reação, na Rocinha, Aldo e os outros astros do UFC interagiram muito com as crianças. De um divertido aquecimento, passaram a pequenas instruções de golpes de boxe, muay thai e wrestling, algumas das modalidades mais importantes para o MMA. A garotada reagiu com bastante aplicação, muitas delas com jeito de não acreditarem bem estarem frente a frente com os astros.

Aldo aposenta moto e aguarda chamado

Ainda com marcas no pé e no joelho devido a um acidente de moto, ele brincou sobre o problema e garantiu que deixou os veículos de duas rodas de lado.

“Agora tive de aposentar a moto, fui obrigado. Eu não tinha a habilitação para carro, então estou tirando. Estou só de carona”, riu Aldo.

O manauara deve ter remarcada a luta contra Frankie Edgar, pelo cinturão dos penas, em janeiro ou fevereiro. Aldo ainda aguarda liberação dos médicos e tem treinado praticamente só a parte de chão para não forçar o pé e o calcanhar, que ainda lhe causam dores.

“Estou louco para lutar, então espero que liberem logo. Enfrentar o Edgar é uma ótima luta, com um cara de nome, e é assim que gosto, eu gosto dos desafios e esse é mais um. Sei que a chance de ser no Brasil fica um pouco menor, mas ainda torço pra que aconteça. Ele é um grande campeão e quero enfrenta-lo onde for”, comentou ele.

Aldo seria a estrela principal do UFC Rio 3, depois de problemas de lesão que o tiraram da edição 149, no Canadá. Ele enfrentaria o norte-americano Erik Koch, que se lesionou. Assim, foi colocado como desafiante o ex-campeão dos leves, a categoria acima à sua, Frankie Edgar.

No entanto, o acidente de moto foi que causou um novo problema. Aldo foi fechado por um carro em um sábado à tarde. O manauara até tentou se manter nos treinos, mas mal conseguia colocar os pés no chão, o que ocasionou o corte do card. Em seu lugar, Anderson Silva foi escalado para o combate principal, encarando Stephan Bonnar no peso meio-pesado.

Lutadores divergem sobre 'golpes sujos' do UFC