Topo

MMA


Demian tem passo final para apagar fantasma de Anderson com luta por título

Jorge Corrêa e José Ricardo Leite

Do UOL, em Barueri (SP)

09/10/2013 06h01

Com 35 anos, Demian Maia é um dos brasileiros mais longevos do UFC. Nesta quarta-feira, chega a sua 17ª luta no octógono em seis anos no evento e com um panorama muito difícil de encontrar em uma franquia com tanta concorrência. Se vencer Jake Shields na luta principal do UFC Barueri, na Grande São Paulo, deve disputar pela segunda vez um cinturão em duas categorias diferentes.

Dana White não confirmou que o paulista terá garantido o confronto valendo o título dos meio-médios contra o vencedor de Georges St-Pierre x Johny Hendricks, mas disse que ele ficará “muito perto” desse feito se derrotar o norte-americano. Se isso for confirmado, Demian finalmente poderá apagar o maior fantasma de sua carreira, exatamente em sua primeira disputa de cinturão.

“Não estou pensando em disputar título agora, preciso apenas focar nessa luta complicada, contra um adversário muito duro. Sei que posso vencer o Shields e sei que posso ser campeão do UFC algum dia, mas não é nisso que estou pensando. Mas espero que se eu derrotar o Jake, essa oportunidade apareça”, disse Demian Maia.

Em 2010, com um cartel de 13 lutas e apenas uma derrota até então, Maia foi chamado para substituir Vitor Belfort, lesionado, na disputa de título dos médios no UFC 112, em Abu Dhabi, contra Anderson Silva. Foi um dos combates mais criticados da história do Ultimate. O Spider dominou Demian por cinco rounds, ficou provocando a maior parte do tempo, xingando seu rival e lutando muito pouco. Dana White nem mesmo quis entregar o cinturão ao campeão.

Até hoje Demian tem de responder perguntas sobre aquela luta, falar se se sentiu menosprezado, se acha que Anderson não nocauteou porque não quis. Uma nova disputa de cinturão, principalmente se for contra um astro como Georges St-Pierre, e toda a publicidade em cima desse combate finalmente colocariam fim àquela história do paulista no Oriente Médio.

“Acho que vencer o GSP é tão difícil quanto derrotar o Anderson ou o [atual campeão dos médios] Chris Weidman. E olha que eu já enfrentei os dois. Ambos se arriscam mais na hora da luta, se abrem mais, vão mais para cima. Georges se arrisca bem menos, tem uma estratégia sempre muito fechada. Ele deve ser o campeão mais difícil de ser derrotado”, completou o brasileiro.

Jake Shields já teve a chance de disputar St-Pierre valendo o cinturão dos meio-médios e acabou derrotado em 2011. Mas apesar de estar mais distante que Demian de ter uma nova chance de lutar pelo título, acredita que uma vitória sobre o lutador da casa ajudaria muito nesse sentido. “Claro que tenho isso como meta e nada melhor que vencer um top 5 da categoria para me aproximar.”

Escolha quem são os principais campeões da história do UFC

  • SERVIÇO
    O UFC Barueri começa às 18 horas (de Brasília) e terá transmissão completa apenas em pay-per-view pelo canal Combate. Você pode acompanhar todas as lutas pelo Placar UOL Esporte e pelo app UOL MMA para Android e iPhone.

    Card principal
    Demian Maia x Jake Shields
    Erick Silva x Dong Hyun Kim
    Thiago Silva x Matt Hamill
    Fábio Maldonado x Joey Beltran
    Rousimar Toquinho x Mike Pierce
    Raphael Assunção x TJ Dillashaw

    Card preliminar
    Ildemar Marajó x Igor Araújo
    Yan Cabral x David Mitchell
    Iliarde Santos x Chris Cariaso
    Alan Nuguette x Garett Whiteley