Topo

MMA


UFC SP: Serginho mostra evolução no jogo em pé e vence em casa

Danilo Lavieri e Jorge Corrêa

Do UOL, em São Paulo

20/11/2016 00h36Atualizada em 20/11/2016 01h55

Serginho Moraes voltou a vencer no principal campeonato de MMA do mundo. Abrindo o card principal do UFC no início da madrugada deste domingo (20), em São Paulo, o brasileiro derrotou o norte-americano Zak Ottow na decisão dividida dos juízes. Durante os três rounds, o lutador revelado pelo TUF Brasil mostrou evolução no jogo em pé e deixou o jiu-jitsu, sua principal arte, de lado. 

Ele vinha de empate no UFC Curitiba, em maio deste ano, quando enfrentou Luan Chagas. Apesar de não ter sido derrotado, o brasileiro encarou o resultado como uma decepção. Seu adversário foi escolhido de última hora e teve pouco tempo para treinar.

"Eu vim de um empate... Não sei que luta esses árbitros enxergam. Eu prometo para vocês que nunca mais eu vou deixar uma luta por empate. Ninguém mais vai me parar. Eu sempre vim aqui e mostrei meu trabalho", afirmou. "Eu lutei muito em pé, tenho evoluído, mas preciso agora focar no meu jiu-jitsu. Não pode um tricampeão mundial de jiu-jitsu deixar isso de lado".

Antes disso, ele vinha de quatro vitórias consecutivas e começava a aspirar um lugar no ranking de sua categoria. Já Ottow tinha cinco lutas de invencibilidade, mas apenas uma delas no UFC, quando estreou em outubro com vitória sob Joshua Burkman.

Warlley Alves é derrotado por Kamaru Usman no UFC São Paulo - Cleber Yamaguchi/Ag. Fight - Cleber Yamaguchi/Ag. Fight
Imagem: Cleber Yamaguchi/Ag. Fight

DUELO DE CAMPEÕES

Warlley Alves conheceu sua segunda derrota no evento. Depois de conseguir um combate em pé equilibrado no primeiro round, o brasileiro foi dominado pelo nigeriano Kamaru Usman e foi derrotado na decisão unânime dos juízes.

Campeões de edições diferentes de TUF, o reality show que revela novos talentos do MMA, eles são tratados como promessas dos meio-médios para a próxima temporada. O brasileiro sofreu sua primeira derrota na carreira no último mês de maio, no UFC 198, em Curitiba. Já Usman chega à quarta luta de invencibilidade na companhia.

"As pessoas vão falar que eu não sei finalizar lutas, mas eu estou enfrentando duros. Esse cara (Warlley) é muito duro, todos os outros são duros e futuros desafiantes", afirmou ainda no octógono.

Thales Leites foi facilmente dominado pelo adversário polonês - Cleber Yamaguchi/Ag. Fight - Cleber Yamaguchi/Ag. Fight
Imagem: Cleber Yamaguchi/Ag. Fight

VETERANO NÃO RESISTE E VOLTA A PERDER

O experiente Thales Leites não aguentou o ritmo de Krysztof Jotko e acabou derrotado na decisão unânime dos juízes em uma luta que não levantou o público no Ginásio do Ibirapuera. Basicamente com muita luta agarrada e com poucos socos e chutes, o combate ocorreu com boa parte da arquibancada em silêncio.

O polonês chega à quinta vitória consecutiva e mantém um invejável cartel de 19 vitórias e apenas uma derrota. Já o carioca volta a ser derrotado após triunfar em agosto, quando finalizou Chris Camozzi. Nas suas últimas cinco lutas, ele acumula três derrotas e duas vitórias.

Mais cedo, no card preliminar (veja como foi cada luta) teve uma bela surpresa para os fãs de MMA. Aos 35 anos, o armênio Manvel Gamburyan anunciou sua aposentadoria no octógono após ser superado pelo brasileiro Johnny Eduardo por nocaute no segundo round. O atleta, embora pouco famoso, foi o responsável por convencer Ronda Rousey a migrar para o MMA.

Confira os resultados do card preliminar UFC São Paulo:

Cezar 'Mutante' Ferreira finalizou Jack Hermansson no 2º round;
Gadzhimurad Antigulov finalizou Marcos Rogério 'Pezão' no 1º round;
Johnny Eduardo nocauteou Manvel Gamburyan no 2º round;
Luis Henrique 'KLB' finalizou Christian Colombo no 3º round;
Pedro Munhoz finalizou Justin Scoggins no 2º round;
Darren Stewart venceu Francimar 'Bodão' por nocaute técnico no 1º round.