Topo

MMA


Jacaré cai para australiano e perde chance de disputar cinturão

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2017 22h02

A derrota sofrida neste sábado (15) pode custar caro para o brasileiro Ronaldo Souza no UFC. Em Kansas City (EUA), Jacaré foi nocauteado por Robert Whittaker e perdeu grande chance de se credenciar a disputar o cinturão dos médios (84 kg) em sua próxima luta.

Jacaré vinha de duas vitórias e aumentava a pressão sobre Dana White para deixá-lo lutar pelo cinturão. A derrota é um golpe nas ambições do brasileiro, que de certa forma já foi preterido quando o UFC escolheu George St. Pierre como próximo adversário do atual campeão Michael Bisping. Depois de parecer estar tão perto, Jacaré volta ao final da fila.

Agora quem ganha preferência entre os desafiantes é Yoel Romero ou quem sabe Gegard Mousasi. O próprio Whittaker também pavimenta seu caminho rumo à disputa do cinturão da categoria. "Bisping me deve uma luta, nós deveríamos ter lutado há algum tempo", lembra o australiano, referindo-se a um combate casado antes de Bisping vencer o cinturão mas nunca realizado. "Ele agora está indo bem nos objetivos dele, mas, bem, ele me deve uma luta."

Whittaker defende bem e resolve na trocação

O australiano se defendeu bem no primeiro round, mantendo Jacaré à distância e mostrando boa trocação. O brasileiro tentou resolver no chão por ser faixa preta em jiu-jitsu, mas Whittaker conseguiu se livrar da armadilha.

Depois, Whittaker acertou ótimo golpe e derrubou o brasileiro, mas não conseguiu resolver de cima para baixo e preferiu fugir do chão. Em seguida, alguns golpes do australiano entraram, e Jacaré não teve o mesmo poderio. Em uma das piores lutas de sua carreira, o brasileiro foi irreconhecível, mal acertou o adversário e acabou nocauteado aos 3:28 do segundo round.

Moicano e Ketlen Vieira surpreendem

Na primeira luta do evento, no peso-galo feminino (65,8 kg), Ketlen Vieira venceu Ashlee Evans-Smith por decisão unânime e se manteve invicta na carreira (8-0-0). Renato Moicano também surpreendeu, no card principal, ao bater Jeremy Stephens por decisão dividida nos penas (66 kg). É a terceira vitória no UFC para ele, que também segue invicto na carreira (11-0-1). Quem não teve a mesma sorte foi Augusto “Tanquinho” Mendes, que acabou derrotado por pontos por Aljamain Sterling na categoria peso galo (65,8 kg). No co-evento principal da noite, Rose Namajunas finalizou Michelle Waterson com um mata-leão pelo peso-palha feminino (57 kg).

Confira todos os resultados da noite:

Card Principal
Demetrious Johnson derrotou Wilson Reis (finalização)
Rose Namajunas derrotou Michelle Waterson (finalização)
Robert Whittaker derrotou Ronaldo Souza (nocaute)
Renato Moicano derrotou Jeremy Stephens (decisão dividida)

Card Preliminar
Alexander Volkov derrotou Roy Nelson (decisão unânime)
Tom Duquesnoy derrotou Patrick Williams (nocaute)
Rashid Magomedov derrotou Bobby Green (decisão dividida)
Tim Elliott derrotou Louis Smolka (decisão unânime)
Aljamain Sterling derrotou Augusto "Tanquinho" Mendes (decisão unânime)
Devin Clark derrotou Jake Collier (decisão unânime)
Anthony Smith derrotou Andrew Sanchez (nocaute)
Zak Cummings derrotou Nathan Coy (finalização)
Ketlen Vieira derrotou Ashlee Evans-Smith (decisão dividida)