Topo

Medina e Toledo aprovam cancelamento de etapa após ataques de tubarões

Medina já havia alertado a organização sobre riscos de novos ataques de tubarões - Gabriel Medina/Oficial
Medina já havia alertado a organização sobre riscos de novos ataques de tubarões Imagem: Gabriel Medina/Oficial

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 09h28

Os surfistas Gabriel Medina e Filipe Toledo aprovaram a decisão da WSL em cancelar a etapa de Margaret River, na Austrália, no Mundial de Surfe. No começo da semana, duas pessoas se feriram após ataques de tubarões na praia de Gracetown, que fica a 6 km da competição.

“Agradeço a WSL que em primeiro lugar se preocupou com a segurança de todos os atletas e cancelou o evento, devido aos últimos acontecimentos. Obrigado e até o próximo evento”, escreveu Medina.

Filipe Toledo reforçou o discurso de que a continuidade da etapa australiana representaria enorme risco à integridade dos competidores.

“Sinceramente eu não me sinto confortável para competir e treinar numa condição dessa, da mesma forma como outros surfistas estão acostumados a conviver com os tubarões! Jamais irei contra meus medos, e nunca vou duvidar o que sinto! Agradeço a WSL por todo o suporte e segurança para nós surfistas! Carinho e respeito pela decisão de vocês!”, escreveu Toledo.

Guiando um drone na praia, o bicampeão John John Florence conseguiu filmar a presença de dois tubarões nas águas australianas. Felizmente, não havia mais surfistas próximos aos tubarões.  

Na segunda-feira, a WSL havia adiado as competições de terça em virtude dos ataques recentes de tubarões. No dia seguinte, a organização do Mundial decidiu cancelar de vez a etapa australiana.

Com o cancelamento da etapa que já havia começado, os 24 surfistas que iam disputar a 3ª fase da etapa terminaram em 13º lugar, somando 1.665 pontos no ranking, enquanto os oito classificados para as quartas de final ficaram empatadas em 5º lugar, com 4.745 pontos.

Margaret River é a terceira etapa do calendário do surfe e terminaria no domingo. A próxima etapa acontece em Saquarema, Rio de Janeiro, dias 11 e 20 de maio.