Topo

Após férias, Medina estreia no ano em evento "anti-plástico" em Noronha

Gabriel Medina, durante onda em Pipeline, no Havaí - WSL / ED SLOANE
Gabriel Medina, durante onda em Pipeline, no Havaí
Imagem: WSL / ED SLOANE

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

18/02/2019 04h00

Gabriel Medina curtiu férias depois de conquistar o bicampeonato mundial de surfe no ano passado, mas o descanso acabou. Depois de dois meses desde a última competição, o surfista de Maresias fará sua estreia em 2019 a partir desta terça-feira (19) em um evento "anti-plástico" em Fernando de Noronha.

O arquipélago recebe, de 19 a 24 de fevereiro, o Oi Hang Loose Pro Contest nos tubos da Praia da Cacimba do Padre. O vencedor da etapa ganhará 6 mil pontos no ranking da divisão de acesso do Mundial de Surfe (WQS). Fernando de Noronha está prestes a proibir venda e uso de itens de plástico descartável, como canudos, talheres, copos e sacos. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo. 

O decreto foi assinado em dezembro do ano passado, mas a medida só entrará em vigor em abril de 2019. Mesmo assim, a organização do evento já adotou a medida. De acordo com Álfio Lagnado, da Surf Co., que promove a etapa em Noronha, o campeonato terá "praticamente plástico zero". 

"Estamos trabalhando junto para ter um evento praticamente plástico zero. Na alimentação de praia, serão talheres de metal ao invés de plástico. Copos e canecas de acrílico reutilizável ao invés de copos plásticos. As lonas do palanque reusamos para sacolas de compras em nossas lojas. Agora, alguns itens como guarda-sóis ficam de doação para a ilha", contou.

A Liga Mundial de Surfe (WSL) está implementando a política de plástico zero em todos os eventos que organiza desde o início desta temporada. Apesar de não ser a responsável pelo Oi Hang Loose Pro Contest, a entidade manteve a mesma linha. 

"Eles (organizadores) estão cientes da nossa preocupação e da nova legislação em relação ao uso de plástico na ilha. Estão compromissados nesse primeiro momento em mitigar ao máximo o uso de plástico no evento deste ano", explicou Xandi Fontes, diretor geral da WSP na América do Sul.

Evento volta para Noronha com surfistas da elite

Medina - Aleko Stergiou - Aleko Stergiou
Medina, durante bateria em Noronha
Imagem: Aleko Stergiou

O evento foi realizado em Noronha de 2000 a 2012 e agora retorna ao arquipélago depois de anos afastado. O último campeão por lá foi Miguel Pupo, que está confirmado para a edição deste ano.

Já Medina nunca venceu em Noronha nas duas edições que disputou. Foi nono colocado em 2011 e quinto em 2012. A ideia é utilizar o evento como início de preparação para o Circuito Mundial de Surfe (WCT), que começa na Austrália em abril. 

Além de Medina, o Oi Hang Loose Pro Contest terá outros brasileiros que fazem parte da elite do surfe: Italo Ferreira, Yago Dora, Peterson Crisanto, Deivid Silva e Jadson André.