Topo

"Acho que ainda estou dormindo", diz Djokovic após título inédito

Novak Djokovic literalmente comeu a grama na decisão de Wimbledon contra Nadal - Glyn Kirk/AFP
Novak Djokovic literalmente comeu a grama na decisão de Wimbledon contra Nadal Imagem: Glyn Kirk/AFP

Das agências internacionais

Em Wimbledon (Inglaterra)

03/07/2011 13h58

Novak Djokovic parece não acreditar. Neste domingo, o sérvio conquistou pela primeira vez o título do torneio de Wimbledon ao derrotar Rafael Nadal por 3 sets a 1 (parciais de 6-4, 6-1, 1-6 e 6-3) e, após a partida, não se dava conta do que havia acabado de fazer.

Tanta emoção fez Djokovic se perguntar se realmente estava acordado. “Acho que ainda estou dormindo. Sinto-me como em um sonho. É muito difícil descrever com palavras. É o dia mais especial da minha vida porque acabo de ganhar aquele que sempre foi meu torneio preferido. Wimbledon é o primeiro torneio de tênis que vi quando era criança”, disse o sérvio.

DJOKOVIC CONQUISTA TÍTULO INÉDITO

  • Glyn Kirk/AFP

    Djokovic confirmou o bom retrospecto recente contra Nadal, venceu por 3 a 1 (6-4, 6-1, 1-6 e 6-3) e faturou o terceiro Grand Slam de sua carreira.

Djoko falou sobre as dificuldades enfrentadas na partida contra o espanhol. “Quando se joga contra o número um do mundo, que tem dois títulos em Wimbledon e sempre está ganhando, deve-se jogar em seu melhor nível. Hoje precisava jogar meu melhor tênis e, provavelmente, foi a melhor partida que já fiz na grama”, comentou.

A partir desta segunda-feira, Djokovic assumirá oficialmente a condição de tenista número um do mundo. O sérvio já havia assegurado esta posição ao vencer Jo-Wilfried Tsonga nas semifinais. Mesmo se perdesse a decisão, Djoko estaria no topo da lista de qualquer maneira, ultrapassando Nadal.

O espanhol reconheceu a superioridade do adversário. “Hoje foi impossível. Joguei o melhor que pude, como sempre, e tentarei de novo no próximo ano. Wimbledon sempre foi o torneio mais especial para mim e disputar a final de novo foi um sonho. Ganhei pela primeira vez em 2008 e imagino a emoção que Djokovic está sentindo”, afirmou.

NÚMEROS DA FINAL DE MASCULINA DE WIMBLEDON 2011

Rafael Nadal

1 x 3

Novak Djokovic
5
Aces
7
78%
1º serviço
73%
21
Bolas vencedoras
27
15
Erros não forçados
12
3/6
Quebras de serviços
5/6

VEJA O QUE FALARAM OS TENISTAS APÓS A FINAL

Acho que ainda estou dormindo. Sinto-me como em um sonho. É muito difícil descrever com palavras. É o dia mais especial da minha vida porque acabo de ganhar aquele que sempre foi meu torneio preferido. Wimbledon é o primeiro torneio de tênis que vi quando era criança


  Novak Djokovic, sem acreditar na vitória
Hoje foi impossível. Joguei o melhor que pude, como sempre, e tentarei de novo no próximo ano. Wimbledon sempre foi o torneio mais especial para mim e disputar a final de novo foi um sonho. Ganhei pela primeira vez em 2008 e imagino a emoção que Djokovic está sentindo


Rafael Nadal, após a derrota na final

NAMORADAS DE TENISTAS REFORÇAM E EMBELEZAM TORCIDA NA FINAL

As belas namoradas dos finalistas de Wimbledon foram prestigiar os amados e reforçaram as torcidas pessoais. Jelena Ristic (e) levou a melhor e vai comemorar com o sérvio Novak Djokovic, campeão pela primeira vez na grama. Já Maria Francisca Perello (d) terá a missão de consolar o namorado Rafael Nadal, que além de ficar com o vice na grama inglesa, perde a liderança do ranking justamente para o adversário da final deste domingo.

KVITOVA VENCE SHARAPOVA, CONQUISTA WIMBLEDON E EVITA REVIVAL DE MUSA

Ex-número um do mundo, Sharapova teve a torcida do noivo e o favoritismo nas costas na final de Wimbledon. A russa buscava ainda seu quarto título de Grand Slam e queria reviver o momento que lhe deu projeção mundial: a conquista em 2004 na grama inglesa. No entanto, nem os gritos surtiram efeito e a musa esbarrou na determinação de Petra Kvitova. Com 2 a 0, parciais de 6-3 e 6-4, a tcheca faturou inédito troféu e evitou revival da adversária.

O título de Kvitova encerra jejuns na história de Wimbledon. A atual número 8 do mundo é a 1ª tcheca a levantar o troféu desde 1998. A jovem de 21 anos também é a 1ª canhota a vencer no Grand Slam britânico desde 1990 ? Martina Navratilova havia sido a última.