Topo

Roger Federer abre 1ª fase do ATP Finals com vitória apertada sobre Tsonga

Roger Federer devolve uma bola na vitória contra Jo-Wilfried Tsonga, no ATP Finals - AFP PHOTO / LEON NEAL
Roger Federer devolve uma bola na vitória contra Jo-Wilfried Tsonga, no ATP Finals Imagem: AFP PHOTO / LEON NEAL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2011 13h54

Roger Federer estreou, como se esperava, com vitória no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano em Londres. Só que, ao contrário do que se poderia imaginar, ele teve de suar muito para fazer 2 a 1 (6-2, 2-6 e 6-4) no francês Jo-Wilfried Tsonga, e a chave mais complicada do torneio pode cobrar do suíço o set perdido.

Além de Federer e Tsonga, o grupo B ainda tem Rafael Nadal e Mardy Fish e é o mais equilibrado da competição. Os dois melhores têm vaga garantida na semifinal e os critérios de desempate são os números de sets e games ganhos, respectivamente.

Por isso, uma vitória sem perder nenhuma parcial seria importante para Roger Federer, que ainda enfrentará Nadal e Fish antes da possível semifinal. Já Tsonga precisa vencer Fish e complicar a vida do espanhol, número 2 do mundo e mais bem ranqueado da chave.

A julgar pela reação de Tsonga contra Federer neste domingo, o francês pode surpreender. Favorito, o suíço começou a partida dominando as ações. Quebrou o rival logo de cara e fechou o primeiro set em 6-2 e com 79% dos seus pontos de primeiro serviço, dando poucas chances ao francês, que parecia entregue.

Tsonga, então, acordou. Mais atento, cometeu menos erros não forçados, variou o jogo e fez Federer correr por toda a quadra, devolvendo o 6-2 com relativa facilidade.

No terceiro e decisivo set, os dois passaram a proteger melhor seus saques. O equilíbrio prevaleceu até o décimo game, quando Federer aproveitou os erros do francês e finalmente quebrou Tsonga para fechar em 6-4.