Topo

Bellucci se perde após erros bobos e deixa escapar chance de bater Nadal em Wimbledon

Nadal comemora após confirmar vitória por 3 sets a 0 sobre Bellucci em Wimbledon  - AFP PHOTO / GLYN KIRK
Nadal comemora após confirmar vitória por 3 sets a 0 sobre Bellucci em Wimbledon Imagem: AFP PHOTO / GLYN KIRK

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 13h40

Thomaz Bellucci até deu mostras de que poderia derrotar Rafael Nadal em sua estreia no Aberto de Wimbledon. Mas erros bobos em momentos decisivos derrubaram o brasileiro. O espanhol venceu por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-0), 6/2 e 6/3, e segue adiante no tradicional Grand Slam.

Após um início de partida avassalador, no qual chegou a estar vencendo a primeira parcial por 4/0, Bellucci cometeu um erro em um smash e deu início à derrocada. Situação semelhante ocorreu no set seguinte, quando o brasileiro sacava em 2/3. Em ambas as parciais, Nadal mostrou porque é um dos maiores tenistas da história e cresceu em quadra. Já Thomaz parou de jogar.

Foi a terceira vitória do ex-número 1 do ranking da ATP sobre Bellucci em três confrontos. O brasileiro, atual 80º do mundo, nunca venceu um set sequer contra o espanhol e o fato de ter chegado a um tie break já é inédito.

Campeão na grama de Wimbledon em 2008 e 2010, o espanhol não é derrotado antes da segunda rodada em um Grand Slam há sete anos, quando caiu diante de Gilles Muller em Londres.

Nadal encara agora o tcheco Lukas Rosol. Convidado pela organização, Bellucci se prepara agora para jogar a Olimpíada de Londres, também em Wimbledon.

O jogo
Bellucci começou o jogo de forma arrasadora. Arriscando no saque e tentando definir os pontos rápidos, cometeu alguns erros e Nadal chegou a ter um break point logo no primeiro game, mas o brasileiro se recuperou e manteve seu serviço.

No segundo game, a primeira quebra. Bellucci conseguiu se impor sobre o espanhol  e converteu seu único break point. O número 80 do mundo garantiu seu saque seguinte e obteve nova quebra para abrir 4/0 no placar.

NÚMEROS DO CONFRONTO

  • 29

    erros não forçados

    cometeu Bellucci

  • 35

    winners

    conseguiu Nadal

  • 6

    break points

    converteu o espanhol

  • 61%

    no primeiro saque

    foi o aproveitamento do brasileiro

    A reação de Nadal após um erro não forçado de Bellucci. O brasileiro sacava com vantagem de 30-15 quando desperdiçou fácil smash em subida à rede. Foi a deixa para o ex-líder do ranking crescer no duelo e devolver uma das quebras, reduzindo a desvantagem para 4/1.

    Após manter seu serviço seguinte, o espanhol obteve nova quebra e converteu seu saque na sequência, empatando o confronto em 4/4 e colocando o atleta do Brasil sob pressão.

    Tanto Bellucci quanto Nadal não tiveram problemas para fechar seus serviços a partir daí e a decisão do primeiro set foi para o tie break. Ali, falou mais alto a experiência do espanhol, que não deu chances ao adversário e marcou 7-0.

    O equilíbrio se manteve até o sexto game do segundo set. Até este ponto, os dois tenistas haviam confirmado seus saques. Mas quando Bellucci servia em 30-30, cometeu mais um erro bobo em subida à rede. Novamente, foi a deixa para Nadal crescer. O espanhol converteu um break point e abriu 4/2.

    A partir daí o brasileiro se tornou presa fácil. Depois de garantir mais um saque e derrubar o serviço do rival sem grandes dificuldades, o espanhol finalizou a parcial em tranquilos 6/2.

    O terceiro set começou com já com Nadal abrindo 2/0, mas Bellucci se reergueu e empatou. A reação, porém, não durou muito e o espanhol tornou a quebrar o saque do brasileiro, fazendo 4/2 e assegurando o caminho para a vitória.

    O ex-líder da ATP teve apenas trabalho se confirmar seus dois saques seguintes para cravar 6/3 e 3 sets a 0.

    PRIMEIRO DIA EM WIMBLEDON TEVE NALBANDIAN CALMO E ZEBRAS

    • Após ter protagonizado "um dia de fúria" e ser desclassificado da final do torneio de Queen´s, o tenista argentino David Nalbandian aceitou de maneira comportada a derrota na estreia em Wimbledon diante de Janko Tipsarevic.

      Já a zebra, bicho que adora a grama de Wimbledon, deu as caras logo no primeiro dia de torneio. O tcheco Tomas Berdych perdeu para Ernests Gulbis, da Letônia. LEIA MAIS