Topo

Nadal ratifica domínio sobre Djokovic e vence segundo título nos EUA

Do UOL, em São Paulo

09/09/2013 21h32

Havia uma enorme lista de razões para pressupor um duelo equilibrado entre Novak Djokovic e Rafael Nadal na decisão do Aberto dos Estados Unidos de tênis. No entanto, o espanhol não permitiu que essa igualdade aparecesse na quadra nesta segunda-feira. Ele venceu o número 1 do mundo por 3 sets a 1 (parciais de 6/2, 3/6, 6/4 e 6/1), ratificou a supremacia nos duelos diretos e se tornou o terceiro maior ganhador de Grand Slams em todos os tempos.

Com o duelo desta segunda-feira, Djokovic e Nadal somam 37 confrontos. O espanhol tem retrospecto amplamente favorável, com 22 vitórias e 15 derrotas. “Jogar contra ele é sempre muito especial. É um grande atleta e um grande adversário, que sempre me leva ao limite. Ele está fazendo uma carreira brilhante, e tenho certeza que estará entre os melhores da história quando parar”, elogiou o número 2 do mundo depois do duelo desta segunda-feira - Nadal chorou muito na comemoração.

Nadal ainda ultrapassou Djokovic em dois aspectos: ele agora tem nove triunfos contra oito do sérvio em decisões entre os ambos e soma uma taça a mais no Aberto dos Estados Unidos (duas contra uma, todas conquistadas em duelos diretos).

O título desta segunda-feira foi o 13º de Rafael Nadal em um torneio de Grand Slam. Ele perde apenas para Pete Sampras (14) e Roger Federer (17).

Além disso, o título foi o décimo de Nadal na temporada 2013 (Djokovic conquistou apenas três). O espanhol também é o tenista que mais venceu no ano (60 triunfos, dez a mais do que o sérvio).

Djokovic é o segundo tenista em atividade com mais títulos de simples em quadras duras (28 taças, número superado apenas pelas 52 de Federer). Além disso, o jogo do sérvio sempre foi mais adequado ao piso do que o estilo de Nadal.

Nesta segunda-feira, porém, Nadal começou dando impressão de ter domínio total da quadra rápida. Repetindo o que havia feito no restante do torneio, o espanhol apresentou enorme eficiência nas subidas à rede e controlou o jogo no primeiro set.

Em toda a primeira parcial, Nadal manteve 100% de aproveitamento quando foi à rede. Além disso, o espanhol aproveitou o descontrole de Djokovic, que errou a mão em bolas fáceis e cometeu 14 erros não forçados contra quatro do rival. Com tudo isso, o número 2 do mundo conduziu o set para um tranquilo 6/2.

O maior esboço de reação de Djokovic aconteceu no segundo set, mas Nadal mostrou de cara o quanto estava bem no jogo. O sérvio quebrou o serviço do rival para fazer 4/2, mas o espanhol respondeu e pontuou no saque do adversário em seguida.

Assim como Nadal havia feito no primeiro set, Djokovic conseguiu aproveitar mais as subidas à rede na segunda parcial. Esse fundamento foi determinante para a vitória do sérvio por 6/3.

Logo depois desse triunfo, Djokovic quebrou o saque de Nadal no primeiro game do terceiro set. No entanto, ele permitiu uma reação do espanhol, que teve 100% de aproveitamento nas chances de break point e venceu por 6/4.

A reação de Djokovic estava sepultada. No quarto e decisivo set, nem parecia um duelo entre dois tenistas tão parelhos. Nadal voltou a controlar o jogo de fundo, teve 100% de aproveitamento mais uma vez nas subidas à rede e venceu 79% dos primeiros serviços. Como se jogasse contra um adversário muito inferior, o espanhol venceu  parcial por 6/1 e conquistou o 13º Grand Slam da carreira.

QUEM É O MELHOR TENISTA DE TODOS OS TEMPOS? CLIQUE E VOTE