Topo

David Ferrer vence algoz Nadal e segue em busca de bi no Masters 1000

Do UOL, em São Paulo

02/11/2013 15h51

Além de ter vencido os 12 jogos anteriores, Rafael Nadal tinha o retrospecto no duelo como argumento favorável na semifinal do Masters 1000 de Paris, disputada neste sábado. No entanto, o compatriota dele, David Ferrer, ignorou tudo isso e venceu por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5). Assim, obteve classificação para encarar Novak Djokovic na decisão e tentar o bicampeonato do torneio.

Nadal, número 1 do mundo, era o único entre os semifinalistas que nunca havia vencido o Masters 1000 de Paris. Contudo, o espanhol vinha em bom momento – 12 vitórias seguidas – e tinha 20 vitórias e quatro derrotas em 24 duelos contra Ferrer.

Neste sábado, porém, Ferrer foi melhor desde o início. Número 3 do ranking mundial, o espanhol teve aproveitamento melhor de primeiro serviço e fez dois aces contra dois de Nadal para vencer o primeiro set por 6/3.

O triunfo de Ferrer podia ter sido ainda mais tranquilo se Nadal não tivesse salvado quatro em cinco break points.

Na segunda parcial, foi a vez de Ferrer salvar os quatro primeiros break points. O número 3 do mundo repetiu o aproveitamento melhor de primeiro serviço, abriu 3 a 1 e conduzia o set tranquilamente até Nadal devolver a quebra e chegar a um empate por 5 a 5.

A reação de Ferrer, porém, foi imediata. O número 3 do mundo quebrou o saque de Nadal no game seguinte, abriu 6 a 5 e teve nova chance de sacar para o jogo. Aí, mais eficiente, fechou o set em 7/5.

Ferrer jogará a decisão do Masters 1000 de Paris contra outro algoz. Nos duelos diretos contra o espanhol, Novak Djokovic acumulou dez vitórias e cinco reveses. O sérvio venceu os últimos três confrontos, incluindo o Australian Open deste ano.