Topo

Bia Haddad vence, se classifica para Roland Garros e faz história

Bia Haddad veio de título no challenger de Cagnes-sur-Mer - Divulgação/DGW
Bia Haddad veio de título no challenger de Cagnes-sur-Mer Imagem: Divulgação/DGW

Do UOL, em São Paulo

26/05/2017 11h42

Nesta sexta-feira (26), Bia Haddad venceu a suíça Jil Teichmann por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (8/6), na última rodada do qualifying de Roland Garros e se classificou para a fase principal do torneio. Com isso, a brasileira, que já havia feito história ao se tornar a oitava tenista do país a aparecer no top 100 do ranking profissional, disputará um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

A classificação de Bia dá sequência ao melhor mês da sua carreira, que começou com a vitória sobre a australiana Samantha Stosur, então 19ª colocada no ranking, no ATP de Praga. O triunfo levou a brasileira a se juntar a Andrea Vieira, Claudia Monteiro, Gisele Miró, Maria Esther Bueno, Niege Dias, Patricia Medrado e Teliana Pereira no seleto grupo de tenistas do país que já apareceram no top 100 do ranking profissional.

"Roland Garros é muito especial, sempre foi um sonho para mim. Já venho trabalhando há muito tempo para que isso acontecesse. Eu sempre acreditei que pudesse estar entre as melhores e jogar contra qualquer uma. Eu fiz jogos muito duros há duas semanas, vim ganhando confiança no meu jogo, acreditando cada vez mais em mim e no meu físico. Tudo o que está acontecendo é resultado de muito trabalho", afirmou.

Para chegar à chave principal de Roland Garros, a tenista precisou de dois sets para superar Teichmann. Os três primeiros games do jogo terminaram com quebras, com Bia abrindo 2 a 1. Na sequência, a brasileira confirmou seu serviço abriu vantagem. Com mais uma quebra, a primeira parcial terminou com um 6 a 2 contra a suíça.

O segundo teve oito quebras nos dez primeiros games, com empate por 5 a 5 naquela altura. As duas tenistas então confirmaram seus últimos serviços, levando o jogo para o tiebreak, vencido pela brasileira por 8 a 6.

"Desde o início tentei ser o máximo agressiva e pegar a bola na subida, mas estava ventando muito, as condições estavam difíceis, as duas nervosas, querendo ou não uma final de quali mexe bastante, então estou muito feliz que saí com a vitória", explicou.

Com a vitória, Bia jogará a chave principal de Roland Garros, que será o primeiro Grand Slam de sua carreira. Logo na estreia, a tenista vai enfrentar a russa Elena Vesnina, 15ª colocada no ranking profissional.

"Não conheço ela, mas sei que é muito experiente. Com certeza, mais um jogo duro, vou tentar manter o meu padrão e jogar com atitude", afirmou a brasileira.

Bia já tem vaga garantida em Wimbledon sem precisar passar pelo qualifying.