Topo

'Achei que estavam me vaiando', diz campeã do US Open sobre choro no pódio

Naomi Osaka chora ao lado de Serena Williams na premiação da final feminina do US Open - TIMOTHY A. CLARY / AFP
Naomi Osaka chora ao lado de Serena Williams na premiação da final feminina do US Open Imagem: TIMOTHY A. CLARY / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/09/2018 20h07

Campeã do Aberto dos Estados Unidos no último sábado, em Nova York, a tenista japonesa Naomi Osaka admitiu ter ido às lágrimas durante a cerimônia de premiação do Grand Slam por achar que estava sendo vaiada pelo público por ter derrotado a favorita Serena Williams na final.

A revolta dos espectadores, na verdade, estava relacionada à confusão entre a tenista norte-americana e o árbitro português Carlos Ramos, que puniu Serena com a perda de um game após adverti-la por três vezes em quadra - a primeira sob acusação de receber instruções de seu treinador, Patrick Mouratoglou, durante a partida, o que é proibido.

"Ela (Serena) me disse que estava com orgulho de mim e que as vaias da torcida não eram para mim. Fiquei feliz que me disse isso. Naquele momento, achei que estavam me vaiando. Eu não sabia dizer o que estava acontecendo. Estava muito barulhento lá. Foi um pouco estressante", afirmou Osaka em participação no programa de TV da atriz Ellen DeGeneres, na última terça-feira (11).

Mesmo sem entender o que estava acontecendo, Osaka pediu desculpas aos torcedores pelo resultado e elogiou Serena, a quem chamou de "inspiração" para a carreira profissional.

A japonesa disse também que não acompanhou a discussão entre o árbitro e adversária em quadra para não perder a concentração. Osaka venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2, conquistando o primeiro Grand Slam da carreira.

Após a terceira advertência, Serena chamou o árbitro de "ladrão" e, após o jogo, o acusou de sexismo. A organização do Aberto dos EUA multou a tenista em US$ 17 mil (cerca de R$ 70 mil) pelos incidentes na final.