Topo

Homens mais fortes de Brasil e Argentina se enfrentam em "superclássico" em 2012

Sandro Ueno (esq.) organiza time brasileiro; Fernando Guevara (dir.) lidera Argentina - Arquivo pessoal e Reprodução
Sandro Ueno (esq.) organiza time brasileiro; Fernando Guevara (dir.) lidera Argentina Imagem: Arquivo pessoal e Reprodução

Bruno Freitas

Em São Paulo

25/11/2011 06h00

A clássica rivalidade esportiva entre Brasil e Argentina chegará no próximo ano ao strongman, modalidade que testa força e resistência de homens em provas com pneus, pedras, troncos de árvore, etc. Adeptos da prática dos dois países acertaram um confronto para abril de 2012 na cidade de Pampa de los Guanacos, do outro lado da fronteira.  

ARGENTINO FERNANDO GUEVARA

  • Sete vezes campeão do "Mais forte da Argentina", atleta Fernando Guevara deve liderar a equipe local contra o Brasil no desafio do próximo ano

A ideia é que três representantes de cada país disputem as provas, em competição coletiva, com uma equipe brasileira e outra argentina. Por aqui, os atletas serão previamente escolhidos através de uma seletiva. Nilson do Prado e Marcos Ferrari Feitosa estão entre os favoritos para integrar o trio.  

Recentemente, o primeiro esboço de intercâmbio entre atletas da modalidade dos dois países aconteceu durante os Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, quando um evento paralelo de strongman recebeu visitantes argentinos.

"Foi um torneio interessante. Pudemos ver que nossos atletas estão em um bom nível de competição internacional", afirma Sandro Ueno, responsável pela montagem da equipe brasileira.

O time brasileiro para o desafio com os argentinos será organizado pela "Strong Monsters", uma das entidades em formação do esporte no país, sob comando de Sandro Ueno em Mogi das Cruzes.

MAIS SOBRE O STRONGMAN NO UOL

Homem mais forte do Brasil recebe convite para evento de Schwarzenegger nos EUA

Outra ala da modalidade no país trabalha ligada ao grupo de Marcos Mohai, de Peruíbe. A "União Brasileira de Strongman" opera associada à "Aliança Nacional de Força", entidade já cadastrada no Ministério do Esporte.

A expectativa para o confronto é que a Argentina seja liderada por Fernando Guevara, campeão do torneio nacional de strongman consecutivamente nos últimos sete anos. Conhecido com "El Loco", o atleta de 40 anos e 150 kg levará ao confronto a bagagem de já ter competido na Europa. Até lá, no entanto, precisa se recuperar de uma cirurgia no joelho.