Topo

Eagles darão anel de campeão da NFL a ex-jogador com problema cardíaco

Jon Dorenbos, ex-jogador do Philadelphia Eagles - AP Photo/Michael Perez
Jon Dorenbos, ex-jogador do Philadelphia Eagles Imagem: AP Photo/Michael Perez

Do UOL, em São Paulo

05/02/2018 21h20

O título inédito do Super Bowl, conquistado após a vitória sobre o New England Patriots, no último domingo, motivou o Philadelphia Eagles a prestar uma homenagem a um de seus ídolos recentes: Jon Dorenbos, que ganhará um anel de campeão da NFL, dado a todos os jogadores que participaram da campanha.

Após 11 temporadas defendendo a franquia da Filadélfia, Dorenbos foi envolvido em uma troca com o New Orleans Saints antes de o campeonato começar, em setembro, mas exames médicos detectaram que ele tinha um aneurisma cardíaco na aorta. Submetido a uma cirurgia de emergência, ele foi forçado a se aposentar, aos 37 anos.

Dorenbos era long-snapper, uma das posições menos glamourosas do futebol americano, embora tenha função fundamental. É o jogador que inicia uma tentativa de chute ou a devolução da posse ao adversário, passando a bola oval de costas e por entre as pernas, o snap, para um companheiro executá-la.

Jeffrey Lurie, proprietário dos Eagles, é um grande fã do ex-jogador e o convidou para assistir ao Super Bowl do último domingo, em Mineápolis, além de ter prometido lhe dar um anel de campeão em caso de título. Dorenbos teve até oportunidade de tirar fotos com o troféu. 

"Se eu jogasse, morreria. Se você não pode estar nela [na final], essa é a melhor maneira de apreciá-la. O senhor Lurie me ligou e disse que queria que eu fosse parte disso", contou Dorenbos ao jornal norte-americano "The New Orleans Advocate".