Topo

Patinhos de Neymar? Conheça a "Furia", time mais próximo dele depois do PSG

Neymar posa com camisa da FURIA, equipe de Counter-Strike - reprodução/Instagram
Neymar posa com camisa da FURIA, equipe de Counter-Strike Imagem: reprodução/Instagram

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

01/05/2019 04h00

Isso pode parecer chocante para você, mas o Paris Saint-Germain não é o único time que joga com Neymar e tem a torcida do craque. Administrada pelos sócios Jaime Pádua, André Akkari e Cris Guedes, que são amigos do jogador de futebol, a equipe FURIA é destaque no cenário competitivo do game "Counter-Strike: Global Offensive".

É formada por seis "patinhos" de Neymar.

"Não deu para nós, tomamos um round para o time do Neymar, do Lucas Lima, do Arthur, do Cris Guedes e do Gabriel Jesus. Eu sou o patinho deles. Fazer o quê? Vai ter revanche. Jesus, você é muito bom no clutch", disse um dos jogadores em vídeo gravado após enfrentarem os boleiros no "CS". Variações da mesma declaração foram feitas por outros players (veja o vídeo abaixo).

Jogadores profissionais de CS brincam: "Somos patinhos do Neymar"

UOL Esporte

Não, Neymar, Gabriel Jesus, Lucas Lima e Arthur não derrotaram uma equipe profissional no game. O máximo que conseguiram fazer foi vencer uma única rodada das 30 que disputaram - ou seja, a FURIA levou a melhor na grande maioria dos confrontos no jogo de tiro. Os craques do futebol nunca tiveram uma chance real contra eles.

É por isso que os jogadores profissionais de "CS" passaram a impressão de que estavam segurando o riso enquanto gravavam o vídeo. Eles realmente se divertiram com a situação e com a forma como os atletas de futebol comemoraram a vitória em uma única rodada das 30 disputadas.

neymar jaime pádua - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Jaime Pádua já visitou Neymar em Paris
Imagem: reprodução/Instagram

Isso não quer dizer que os boleiros sejam ruins no game. "Dessa lista, Neymar Jr. e Arthur se destacam um pouco mais pelo desenvolvimento dentro do 'CS: GO' e pela velocidade de aprendizado. Os outros não ficam muito atrás", afirmou Jaime Pádua, CEO e fundador da equipe, ao UOL Esporte.

"O Neymar Jr. também é bastante competitivo no computador, nem mesmo nas partidas de brincadeira ele gosta de perder. Gosta de ganhar sempre", acrescentou o empresário de 32 anos, que é economista de formação e sempre foi apaixonado por videogames. Isso inclui os jogos de esporte.

Jaime ainda se lembra bem dos comandos que literalmente transformavam o árbitro em um cachorro no clássico jogo de futebol "International Superstar Soccer": cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A. Quando curtia o game nos anos 90, ele não imaginava que um dia seria amigo de tantos craques da vida real.

Fundador da FURIA, Jaime fala sobre sua relação com games de futebol

UOL Esporte

A derrota expressiva de Neymar e companhia no "CS" não abalou a amizade do grupo: os boleiros torcem muito pela FURIA, amam o game de FPS (sigla para "first person shooter", jogo de tiro em primeira pessoa) e são tratados como ídolos pelo time de eSports.

O "CS" foi febre até durante a Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, Neymar, Gabriel Jesus e companhia disputaram partidas no game em um grupo intitulado "Meninos do Hexa" (naquele momento, a seleção da Bélgica ainda não havia adiado o sonho brasileiro do Hexa).

Eles têm seus motivos para torcer pela FURIA. Afinal, assim como Neymar, todos estes atletas são amigos muito próximos de André Akkari, jogador profissional de pôquer, e de Cris Guedes. Os dois são investidores da equipe e sócios de Jaime Pádua, que deu início a esta história em um churrasco.

Graças a amigos em comum que estavam presentes no churrasco, o economista encontrou Akkari, que considera como um "grande amigo e mentor", e descobriu que o astro do pôquer sonhava em criar uma line (termo usado para designar um time titular de eSports).

Jaime já estava criando sua própria equipe, e pouco depois foi procurado pela dupla de "parças" de Neymar. Neste ponto, houve o convite formal para uma sociedade, que tem colhido bons frutos graças à competência dos players e, é claro, segue ganhando fãs com o apoio de um certo jogador de futebol.

"Sem dúvidas. Ele deve ser o maior influenciador brasileiro na atualidade, então tudo que ele faz tem muito destaque. Ele realmente teve um impacto positivo nos números da nossa organização", contou Jaime, que sempre se refere a Neymar com respeito e admiração.

"Jamais imaginei ter o carinho de um cara tão especial quanto ele. Além de um espetacular jogador de futebol, é um ser humano incrível e é um prazer enorme ter a torcida dele. Me sinto iluminado por isso também", relatou o CEO.

É evidente que Neymar tem vínculo de marketing com muitas empresas, mas é importante ressaltar que este não é o caso da FURIA; o apoio do craque é orgânico e natural, e seu objetivo é ver a equipe crescer cada vez mais no cenário competitivo (no vídeo abaixo, veja Neymar em ação no game).

Neymar brilha sozinho em rodada de CS e mata Gabriel Jesus, Nenê e Lucas Lima

UOL Esporte

Há um fenômeno quase inevitável nesta equação: toda vez que Neymar é questionado por suas atuações ou por seu comportamento no futebol (como tem ocorrido nos últimos dias, após o atleta agredir um torcedor rival), parte do público aponta sua paixão por games como problema. Muitos acreditam que falta foco na bola.

"Apesar do sucesso e da fama, (o Neymar) é um ser humano igual a todo mundo e que gosta de se divertir como qualquer um. Independentemente de ser no computador ou fora dele, ele sabe ter moderação em sua vida e levar tudo com o maior profissionalismo possível", defendeu Jaime.

No dia da publicação deste texto, a FURIA está na 16ª colocação do ranking mundial de "Counter-Strike: Global Offensive". A equipe alcançou esta posição, que é a melhor de sua história, após ficar com o vice-campeonato no torneio DreamHack Rio, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

time furia - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
O time da Furia: Nicholas (Guerri), Rinaldo (AbleJ), Vinicius (Vini), Andrei (ArT), Yuri (Yuurih) e Kaike (Kscerato)
Imagem: reprodução/Instagram

O time AVANGAR, do Cazaquistão, venceu os brasileiros na final e levou 50 mil dólares como premiação (quase R$ 200 mil). Com a medalha de prata, a FURIA ficou com 20 mil dólares (quase R$ 80 mil) e, agora, tem um sonho do tamanho do mundo.

"A FURIA nasceu com o objetivo de levar uma organização brasileira de esporte eletrônico a um título de Major (Mundial) de CS: GO. Passo a passo estamos conquistando nosso espaço, aumentando nossa base de fãs e escrevendo nossa história. Atualmente, somos um das equipes que mais crescem no mundo e, em menos de dois anos, já somos top 16 no ranking mundial", comemorou Jaime.

Veja os melhores momentos da jogatina de Neymar, Gabriel Jesus, Lucas Lima, Nenê e Arthur no Counter-Strike: