Topo

Pan 2019

Ouro no Pan, Bruna Wurts se surpreende com visibilidade da patinação na TV

Bruna Wurts faturou ouro para o Brasil no Pan na patinação artística - Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Bruna Wurts faturou ouro para o Brasil no Pan na patinação artística Imagem: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

27/07/2019 16h31

O primeiro ouro de brasileiras pela patinação artística na história do Pan foi conquistado por Bruna Wurts neste sábado (27). A atleta de 18 anos deixou a pista com a confirmação da medalha para falar com os jornalistas e abriu o sorriso ao ver tanta gente à espera. Afinal, não está acostumada a ter tanta visibilidade, tanta gente para atender.

Vale lembrar que a modalidade não é olímpica. Por isso, os Jogos Pan-Americanos representam oportunidade única de divulgá-la no país e no continente. No Brasil, Record e SporTV mostraram ao vivo a apresentação da brasileira, que rendeu o segundo ouro do país em Lima-2019, após dobradinha no triatlo feminino.

"Esse é o campeonato que tem mais visão com reportagem e TV. É uma experiencia única. A gente não tem esse pessoal todo aqui sempre", disse apontando para os mais de dez jornalistas ao seu redor. "É muito importante estar no meio de muitos atletas olímpicos. Estou muito feliz", ressaltou.

Bruna também não sabia que no Brasil sua apresentação foi mostrada na íntegra. "Que bom que está tendo espaço na TV, a patinação está crescendo agora. Espero que isso aqui ajude a impulsionar e que tenha cada vez mais espaço na mídia", afirmou, empolgada.

Pai de Bruna fez surpresa com viagem para o Peru

Bruna Wurts mora em Barcelona de forma permanente desde 2015 para se dedicar 100% à patinação artística. Ela vive com a mãe, Carla. O pai, Eric, não pode se mudar para a Espanha, o que lhe proporcionou um reencontro emocionante na capital peruana.

"Eu me emocionei ontem quando o vi. Fazia tempo. À minha família eu serei eternamente grata. Não sabia que ele viria. Todo mundo sabia, menos eu", contou.

Eric foi filmado no telão do estádio Polideportivo 3 de Lima após a confirmação da nota da filha. Estava limpando as lágrimas dos olhos. "Eu não lembrava qual tinha sido a última vez que vi a Bruna", disse.

"Ela não sabia que eu viria. A gente chegou ontem. Esperei terminar o programa curto. Ela estava sentada, e eu vim por trás, fechei os olhos dela e tive que me segurar para não me emocionar. Ela não teve o melhor programa curto ontem, estava abalada, mas graças a Deus hoje a coisa acabou indo bem, e esse apoio ajuda. É uma forma de se sentir abraçada e ter o pai por perto", ressaltou.

Eric também lembrou o início da carreira da filha, que começou a patinar com 3 anos. Hoje ela representa o clube de Marcel Stürmer no Brasil e, em Barcelona, treina por outro. Antes, Bruna passou por instituições famosas do esporte brasileiro. "Ela começou com a Luana Gomes Amaral, com 3 anos, no Vila Souza. Depois foi para Portuguesa, Fluminense, Palmeiras. Quando nos mudamos para a Espanha, ela passou a defender o Marcel Stürmer no final de 2018", disse.