Topo

Pan 2019

Ouro em Lima, Bruna Wurts se iguala à inspiração e 'cartola' Stürmer

Bruna Wurts faturou ouro para o Brasil no Pan na patinação artística - Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Bruna Wurts faturou ouro para o Brasil no Pan na patinação artística Imagem: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

28/07/2019 04h00

Bruna Wurts subiu no lugar mais alto do pódio da patinação artística dos Jogos Pan-Americanos de Lima ontem (27). O ouro conquistado foi um a realização do sonho, que começou 12 anos atrás, no Pan do Rio de Janeiro.

"Em 2007 eu fui ao Rio e eu fiquei apaixonada. Pensei que queria patinar ali e sentir a emoção dos Jogos", disse Bruna ao site oficial do Pan antes de competir em Lima.

A Bruna torcedora e apaixonada de 2007 presenciou naquele Pan do Rio a conquista do ouro de Marcel Stürmer, tetracampeão pan-americano e hoje aposentado. Agora, mais de uma década depois, a patinadora se iguala a ele como campeã do evento. E ainda há mais um elemento nessa história que os une.

Apesar de morar em Barcelona desde 2015, Bruna precisa ter vínculo com um clube do Brasil para poder competir pelo país. E o clube escolhido foi justamente o de Marcel Stürmer, a Escola de Patinação Artística Marcel Stürmer. O ex-patinador virou 'cartola' após a aposentadoria das pistas.

Para Bruna, estar no clube significa poder participar de eventos como este. "Ela não pode competir representando entidade por campeonatos europeus, então é filiada a um clube na Europa, onde treina, mas para fins oficiais, é o clube do Marcel", explicou o pai de Bruna, Eric Wurts.

Bruna tem passagens por vários clubes do Brasil, como Portuguesa, Fluminense e Palmeiras. A patinadora vencedora do ouro no Pan de Lima defende o clube de Marcel Stürmer desde o final de 2018.