Topo

Pan 2019

Astro nas argolas, Zanetti pode ganhar 1ª medalha em outro aparelho no Pan

Arthur Zanetti comemora após bela apresenação nas argolas pelo Pan de Lima-2019 - LUIS ROBAYO / AFP
Arthur Zanetti comemora após bela apresenação nas argolas pelo Pan de Lima-2019 Imagem: LUIS ROBAYO / AFP

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

29/07/2019 04h00

É difícil achar uma imagem de Arthur Zanetti em outra pose que não seja com os braços de músculos saltados nas argolas da ginástica artística masculina. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima será a primeira vez que o campeão olímpico disputará medalha no solo. Foi um desafio pessoal.

Arthur Zanetti vem se preparando para fazer a diferença em outros aparelhos além das famosas argolas. Primeiro conseguiu a medalha de ouro no salto no Sul-Americano de ginástica de Cochabamba em 2018. No salto, desta vez, ele nem competiu. Agora, tentará o solo pela primeira no Pan.

Uma novidade que empolga. "É gostoso experimentar outro aparelho. Agora é minha final e farei meu melhor. Fazer o que venho trabalhando em todos os treinos e trabalhar para que possa vir uma nota boa", ressaltou o ginasta após a conquista do ouro por equipes no Pan.

Zanetti é medalhista de ouro e prata nas argolas em Olimpíadas. Ontem, na final por equipes, sua nota na prova foi muito importante para o ouro no Pan. O ginasta fez 15,000. Prova de que ele não esquece o aparelho favorito, que o colocou no topo do mundo.

"Meu objetivo individual é fazer uma ótima serie de solo e ultrapassar os 14 (pontos). Nas argolas, fazer uma boa série também e fazer a saída cravada", disse.

Agora a meta é traçada por ele mesmo, que precisa de concentração. "A competição por equipe é mais divertida, gostosa e tem mais pressão. Era o objetivo conseguir um bom resultado por equipes. Agora cada um tem as finais e faz o que quiser para o futuro".

A análise dos brasileiros para a disputa do Mundial de ginástica em outubro, que dará a vaga olímpica a mais nove seleções, é de que é preciso melhor ainda na apresentação no cavalo, a pior nota do Brasil que quase custou o ouro.

O Brasil fiz 38,750 pontos no cavalo, atrás dos Estados Unidos (42,550), que ficaram com a prata e do Canadá (42,200), que levou o bronze.

A seleção brasileira disputará 12 finais individuais no Pan de Lima. Arthur Zanetti brigará pela medalha nas argolas e no solo, que serão disputados amanhã (30).

Enquanto o Pan não termina, o Brasil poderá ganhar mais medalhas na ginástica masculina. A equipe terá 12 chances de medalhas nas finais individuais por aparelhos e geral.