Topo

Federação nega que altitude de 4.000 m influenciou na morte de árbitro

Juiz morre em jogo a 3,9 mil metros de altitude na Bolívia - Reprodução/YouTube
Juiz morre em jogo a 3,9 mil metros de altitude na Bolívia Imagem: Reprodução/YouTube

20/05/2019 18h43

O presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), César Salinas, negou hoje (20), baseado em relatórios médicos preliminares, que a altitude tenha sido fator influenciador na morte de um árbitro durante uma partida em El Alto, a mais de 4.000 metros do nível do mar, ontem (19).

Salinas lamentou que, devido às circunstâncias da morte do árbitro, "pessoas que não gostam de nós vão tentar usar este tema para prejudicar o futebol boliviano, quando já foi provado que o jogo na altitude não tem efeito" negativo.

"O relatório preliminar que eu tenho é que seria uma morte súbita. A morte súbita, segundo o médico da seleção (boliviana), pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância, com uma pessoa jovem ou uma pessoa mais idosa", justificou Salinas à emissora ATB.

O árbitro Víctor Hugo Hurtado, de 32 anos, caiu desacordado no domingo durante uma partida devido a uma parada cardíaca. Após receber os primeiros socorros emergenciais, foi levado ao hospital mais próximo ao estádio, onde faleceu após uma segunda parada cardíaca.

"A Federação já tomou a iniciativa de convidar quatro profissionais especialistas no assunto para que emitam um relatório muito clínico, muito médico sobre o falecimento do professor Hurtado", explicou Salinas.

O relatório desses especialistas "certamente demorará cerca de 10 dias, mas assim vamos evitar qualquer tipo de especulação", completou.

No Campeonato Boliviano de 2019, Hurtado apitou três jogos sem nenhum inconveniente.

Orlando Herrera, primo do árbitro falecido, declarou à imprensa que Hurtado estava acostumado com a altitude: "Ele viveu um tempo em El Alto, antes de iniciar a carreira de árbitro".

A 4.090 metros de altitude, o estádio municipal de El Alto, do clube da primeira divisão boliviana Always Ready, é um dos mais altos do planeta.

Em 2008, a Fifa decidiu suspender a proibição de disputar partidas internacionais acima dos 2.750 metros do nível do mar, medida tomada meses antes que afetava diretamente importantes cidades do futebol sul-americano, como La Paz e Quito.