Topo

Osorio acusa uruguaio de insultos e ataca "comportamento desrespeitoso"

Nelson Almeida/AFP
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Da EFE

06/06/2016 03h31

O jogo quente entre México e Uruguai pela Copa América Centenário, no último domingo, terminou com uma acusação do técnico Juan Carlos Osorio contra o zagueiro José Maria Gimenez. Segundo o ex-técnico do São Paulo, o uruguaio o insultou depois da partida, em uma atitude que considera reprovável.

"Seu comportamento foi desrespeitoso e inadequado de alguém que não só joga para uma das melhores equipes do mundo como o Atlético de Madrid, mas para uma das melhores seleções do mundo. Estes comportamentos não devem ser aceitos no futebol profissional", disse o técnico após a vitória por 3 a 1 do México.

A briga teve início assim que o árbitro encerrou a partida. Gimenez atravessou o campo em direção à área técnica e iniciou uma discussão que teve continuidade no vestiário.

O motivo, segundo Osorio, foi uma má interpretação do uruguaio em relação a uma orientação que passou para os mexicanos. O técnico pediu para eles jogarem em cima da perna ruim do zagueiro e lembrou que fazia o mesmo quando era assistente do Manchester City, pedindo para seus comandados aproveitarem uma das fragilidades de David Beckham, na época no Manchester United.

"Qualquer treinador tem o direito de orientar o jogo em cima da perna inábil de qualquer jogador do mundo. Eu costumava dizer aos jogadores, quando eu era assistente no Manchester City, para tirar proveito da perna mais fraca do David Beckham", disse.

A partida de estreia das equipes foi marcada por discussões e duas expulsões: Guardado (México) e Vecino (Uruguai). Ao fim do jogo, o goleiro Muslera também se exaltou, partindo para cima do árbitro.