Topo

Presidente da Uefa diz que entidade está quase pronta para ter VAR

Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

em Bruxelas (Bélgica)

20/11/2018 15h24

O esloveno Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, admitiu nesta terça-feira que a entidade está preparando a aplicação do árbitro assistente de vídeo (VAR) nas competições que organiza na próxima temporada, mas deixou aberta uma porta para a implantação ainda nos próximos meses.

"O mais tardar, na próxima temporada", afirmou o dirigente em coletiva realizada em Bruxelas, na Bélgica.

Segundo Ceferin, a Uefa explicou que os preparativos para o VAR estão em andamento. Ele se referiu à formação de árbitros e aspectos técnicos.

"Espero um relatório em uma semana ou mais. Depois, veremos quando poderemos implementar", disse o presidente da entidade.

Na mesma coletiva, estava o presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês), Andrea Agnelli, que destacou o que seria um ato falho de Ceferin.

"[A frase] 'O mais tardar, na próxima temporada' quer dizer que há espaço para fazer isso antes", analisou Agnelli, que também é presidente da Juventus. Enquanto isso, no Brasil, a CBF estuda adotar o VAR a partir do ano que vem.

Neste mês de novembro, os clubes da primeira divisão do Campeonato Inglês chegaram a um "princípio de acordo" para que o árbitro de vídeo passe a ser utilizado a partir da temporada 2019/2020 da competição.