Topo

Irã deixa mulheres assistirem à final da Champions da Ásia no estádio

Torcedora iraniana assiste à final da Liga dos Campeões da Ásia - Vahid Salemi/AP
Torcedora iraniana assiste à final da Liga dos Campeões da Ásia Imagem: Vahid Salemi/AP

10/11/2018 14h31

O Irã permitiu que centenas de mulheres locais assistissem no estádio a final da Liga dos Campeões da Ásia, em Teerã, neste sábado, segundo agências de notícias iranianas, em um possível passo na direção de encerrar a exclusão feminina de partidas de futebol do país, que já dura décadas.

Leia também:

A semi-oficial agência de notícias Tasnim disse que um número não especificado de mulheres entrou no Estádio Azadi (Liberdade) para assistir ao Persepolis buscar a reversão da derrota por 2 x 0 para o japonês Kashima Antlers e tentar seu primeiro título continental.

Dizem que as mulheres juntaram-se aos cantos de apoio ao Persepolis, o clube mais popular do Irã.

Mulheres e garotas iranianas não podiam comparecer a nenhum evento esportivo masculino no país, durante boa parte dos 39 anos desde a revolução islâmica, e não entravam em partidas dos principais clubes desde 1981.

No entanto, em um raro movimento mês passado, por volta de 100 mulheres puderam assistir a um amistoso entre Irã e Bolívia.

Enquanto 80 mil pessoas reuniram-se no Azadi para o jogo deste sábado, redes sociais iranianas informam que a maioria das mulheres que puderam entrar no estádio são parentes de jogadores, integrantes dos times femininos de futebol e futsal ou funcionárias da federação de futebol local.

A agência de notícias ISNA disse que torcedores no estádio comemoraram quando as mulheres entraram na arquibancada reservada a elas, que um oficial afirmou ter capacidade para 850 pessoas.

Elaheh Hamidikia, reporter do ISNA, disse no Twitter que cerca de 500 mulheres entraram no estádio.

Torcedoras femininas de outros países já foram admitidas em partidas no Estádio Azadi.