Topo

Barça supera barreira das quartas na Champions, mas Messi pede mais foco

Messi comemora gol, em partida da Liga dos Campeões contra o United - Carl Recine/Reuters
Messi comemora gol, em partida da Liga dos Campeões contra o United
Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/04/2019 12h21

O Barcelona sentiu um grande alívio ao superar os fracassos recentes nas quartas de final da Liga dos Campeões derrotando o Manchester United, mas mesmo assim Lionel Messi criticou o início de jogo vacilante de seu time.

O Barça deu duas chances no começo da partida de volta de terça-feira (16), mas Messi encaminhou o time para uma vitória tranquila por 3 a 0 com dois gols fulminantes e, Philippe Coutinho fez sua contribuição para levar o placar agregado a 4 x 0.

Marcus Rashford, atacante do United, acertou o travessão aos dois minutos e depois chutou uma bola fácil para o goleiro Marc-André ter Stegen, e Scott McTominay chegou a penetrar na área, mas perdeu o controle da bola antes de poder bater.

O Barcelona sofreu uma derrota humilhante para a Roma nas quartas de final do ano passado, e Messi pediu aos colegas de time que mostrem mais concentração em seu próximo confronto europeu, alertando que outros times podem não ser tão clementes.

Essa mensagem é ainda mais pertinente porque seu oponente na semifinal provavelmente será o Liverpool, que tem uma vantagem de 2 x 0 em sua disputa de quartas de final com o Porto e tem a reputação de dominar seus rivais no início dos jogos.

"Não podemos começar assim em nenhum jogo da Liga dos Campeões", disse Messi aos repórteres.

"Dissemos isso desde o início, tivemos a experiência da Roma, você não pode se dar a luxo de dificultar a própria vida porque um erro pode te eliminar da competição. Temos que estar cientes disso".

Depois de sobreviver aos sustos iniciais, o Barça mostrou uma nova garra defensiva e conseguiu passar por uma terceira partida eliminatória da Liga dos Campeões sem sofrer gols.

"Nós ficamos muito mais sólidos, ao longo da temporada sofremos um pouco na defesa, mas o time todo está fazendo um esforço enorme e isso dificulta muito para os oponentes nos atacarem", acrescentou o argentino.

"Passamos três anos sem chegar às semifinais, mas não tivemos nenhum sentimento negativo. Sabíamos que tínhamos um bom saldo de gols, estamos felizes de estar nas semifinais, mas precisamos continuar".

O Barcelona não conquista o maior troféu europeu desde 2015, apesar de dominar a liga espanhola, e teve que assistir com inveja seu arquirrival Real Madrid vencer três títulos consecutivos na competição.