Topo

Kanaan diz que lembrou das frustrações e última volta foi a mais longa da vida

Tony Kanaan, piloto brasileiro da KV, comemora vitória nas 500 milhas   - REUTERS/Jeff Roberts
Tony Kanaan, piloto brasileiro da KV, comemora vitória nas 500 milhas Imagem: REUTERS/Jeff Roberts

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 06h00

As vezes em que bateu na trave para ganhar as 500 milhas de Indianápolis passaram como um filme na cabeça do piloto brasileiro Tony Kanaan momentos antes de conseguir o feito pela primeira vez, no último domingo, na etapa da Fórmula Indy.

Desde 2002, Kanaan já havia ficado entre os cinco primeiros colocados em quatro oportunidades. Já havia batido na trave ao ficar no pódio em duas vezes, uma como segundo colocado e outra como terceiro.O baiano disse que a última volta da prova foi a mais longa de sua carreira.

"É maravilhoso. A última volta foi a mais longa da minha vida até cruzar a linha de chegada, mas felizmente chegou o meu dia. Vou colocar o meu rosto feio naquele troféu, e com nariz e tudo. Não tenho nem palavras para descrever isso, mas não tenho como traduzir a emoção de vencer aqui”, falou.

“Passa um filme na cabeça de todas as vezes que não consegui, toda vez que tive de recomeçar os treinos aqui e esperando chegar esse dia. Quando deu a bandeira amarela e estava em segundo pensei ‘acho que pode ser hoje. Poderia muito ser hoje o meu dia’, e felizmente foi”, continuou.

 


Kanaan por diversas vezes foi ovacionado e apoiado pelo público em Indianápolis. E em vários momentos fez referências aos torcedores. “Quando as pessoas me cobravam ganhar aqui, era porque elas gostavam de mim e queria me ver vencendo as 500 milhas. Eu já tinha até me conformado de não vencer, mas não achava justo com todo esse povo aqui fora”, afirmou.

“Então essa vitória não é só pelo troféu e o título, e sim para todas essas pessoas que sempre torceram por mim sem quererem nada em troca. Queria agradecer a todos no Brasil, que sempre acreditaram e me empurraram para essa vitória, e ao meu filho: te amo Léo. Tínhamos um bom carro, e também um ótimo plano.”

O piloto da KV Chevrolet é o quarto brasileiro a conseguir vencer as 500 milhas. Antes, Emerson Fittipaldi, duas vezes, Gil de Ferran, uma, e Hélio Castroneves, três, já haviam arrematado a prova.