Topo

Estacionamento de arena da Rio-16 vai receber quadras de vôlei de praia

Parque Aquático vai receber quadras de vôlei - Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br
Parque Aquático vai receber quadras de vôlei Imagem: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/06/2017 04h00

Uma das raras arenas olímpicas que não sofrem com o abandono, o Parque Aquático Maria Lenk vai ganhar duas quadras de vôlei de praia em seu estacionamento. A ideia é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que finalizam um convênio para a construção das instalações.

"Estamos na fase de orçamento para colocarmos as duas quadras de vôlei aqui no estacionamento. A gente não quer que o cara que treina na praia venha todo dia para cá. Ele tem de treinar na praia, mas a ideia é que as disciplinas possam se cruzar", explicou Jorge Bichara, gerente geral de alto rendimento do COB.

Por mais que o projeto pareça incomum, a existência das quadras tem uma explicação lógica: recentemente, o COB inaugurou no Maria Lenk o Laboratório Olímpico e o vôlei de praia é uma das modalidades que já usufruem da tecnologia disponível. Com os campos, os atletas podem treinar e serem submetidos aos exames em uma curta distância de espaço.

Ainda sem previsão para o início da execução das obras, as responsabilidades e custos do projeto ainda estão sendo discutidos pelas partes envolvidas. Ainda há a necessidade para adaptações no solo para que as intervenções comecem.

Além do laboratório, o Maria Lenk, que recebeu provas de saltos ornamentais e pólo aquático na Rio-2016, ainda abriga o Centro de Treinamento Time Brasil. Esportes como natação, taekwondo, nado sincronizado, saltos ornamentais, atletismo, judô e ginástica utilizam regularmente as instalações do CT.