Topo

Bolt supera falha em Daegu e é bicampeão mundial dos 100 m com 9s77

Do UOL, em São Paulo

11/08/2013 14h54

Ao ser anunciado antes da final dos 100 m, Usain Bolt brincou e fingiu estar usando um guarda-chuva. Mas nem a pista mais pesada, molhada pela forte chuva que caiu em Moscou, atrapalhou o homem mais rápido do mundo. Após a tensão por uma nova queimada ser dissipada, o jamaicano correu muito para cravar 9s77 e vencer pela segunda vez o Mundial de Atletismo. 

O segundo título mundial serve como redenção após a frustração protagonizada no Mundial de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul, quando o jamaicano queimou a largada na final e foi eliminado na defesa do título. O recorde mundial segue dele, com a marca de 9s58 conquistada há quatro anos.

Atual bicampeão olímpico da prova (Pequim-2008 e Londres-2012) e dono do título Mundial em Berlim (2009), Bolt confirma o domínio absoluto dos 100 m rasos. 

Bolt largou de forma conservadora e viu o norte-americano Justin Gatlin, maior concorrente, sair na frente. Como de costume, o jamaicano se recuperou na segunda metade da prova e cruzou a linha de chegada na frente. Carismático, o velocista comemorou com a torcida, depois com mascote, dançou e fez o tradicional raio. 

"Não tive uma largada perfeita, mas no final fui bem. Consegui me recuperar e venci", disse Bolt ao SporTV. 

Questionado se estava com o erro cometido em Daegu na hora da largada, o jamaicano negou e ainda fez uma provocação. "Não fico pensando nisso, mas as pessoas ficam me lembrando o tempo todo. Não estava com isso na cabeça", afirmou Bolt. 

O norte-americano Juntin Gatlin ficou com a prata, com 9s85, e o também jamaicano Nesta Carter ficou com a terceira posição, com 9s95. 

Mesmo com um Mundial esvaziado pelas ausências dos principais adversários – Asafa Powell e Tyson Gay foram pegos no doping e Yohan Blake está machucado – a marca obtida por Bolt mostra que ele é mesmo imbatível na prova.

Usain Bolt segue na tentativa de superar Carl Lewis como o maior vencedor da história dos Mundiais. O jamaicano tem agora oito medalhas – seis de ouro e duas de prata - e precisa ganhar os 200 m e o revezamento 4x100 m. Assim, chegaria a oito ouros e duas pratas, resultado melhor que Lewis, que teve oito ouros, uma prata e um bronze. 

  • Bolt cruza a linha de chegada com o norte-americano Justin Gatlin na sequência