Topo

Brasileiro brilha no último salto e é bicampeão mundial na Polônia

Do UOL, em São Paulo

08/03/2014 17h06

O brasileiro Mauro Vinícius da Silva, o Duda, buscava o bicampeonato mundial indoor no salto em distância. Depois de ter levado a medalha de ouro em Istambul, na Turquia, em 2012, ele disputou a final da categoria neste sábado. E o segundo título veio, no último salto, com ares de dramaticidade, ao chegar aos 8m28.

Duda começou saltando 8m06, atingindo sua melhor marca no ano logo no primeiro salto. Nas tentativas seguintes, o brasileiro cravou 7m94, 8m04 e teve o quarto salto anulado.

Novamente Duda precisava se superar no último salto. E ele fez um salto impressionante, atingindo a marca de 8m28 e assumindo a ponta da competição. Depois restou apenas esperar os saltos seguintes para comemorar. É a primeira vez que o Brasil conquista um bicampeonato mundial indoor.

“Às vezes, nós atletas temos mania de falar que não caiu a ficha. Não tenho noção nenhuma do que seja se tornar bicampeão mundial. Amanhã vou entender o que está acontecendo. Eu igualei meu melhor. Hoje eu saio o cara mais feliz do mundo”, disse Duda logo após a prova em entrevista ao canal Sportv.

O brasileiro fez questão de destacar o desempenho do segundo colocado, o chinês Jinzhe Li. "O salto dele é muito técnico. Nós olhamos o salto de outros atletas. E o dele a gente olha pra tentar fazer parecido", afirmou.

Duda também lembrou na entrevista após a prova as dificuldades que sentiu ao longo da disputa e como se preparou para o último salto. “O trabalho tem que ser justificado. Precisava de um pouco mais de altura. Todos da final podem vencer. Passei em sétimo e venci. No nosso caso é na ponta da sapatilha. Nessa hora não existe 85% ou 65%. O atleta nem sabe o que acontece, ganha força extra", comemorou.

A classificação para a final já havia sido dramática, conquistada apenas na última tentativa. A medalha de ouro será entregue ao brasileiro neste domingo.

O primeiro título mundial indoor de Duda foi conquistado em Istambul, em 2012. No mesmo ano, terminou a disputa das Olimpíadas de Londres na sétima colocação.