Topo

Incidente com bandeira não foi o 1º nos Balcãs. Em 90, não teve final feliz

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 13h12

As eliminatórias para a Eurocopa-2016 foram abaladas pelo incidente na partida entre Sérvia e Albânia, quando um drone com uma bandeira invadiu o campo e gerou briga generalizada. Confusão derivada das relações tensas entre os dois países devido a motivos políticos.

Esta, porém, não é a primeira vez que a exibição de uma bandeira em momento indevido mistura esporte e política, provocando estragos naquela região.

No Mundial de basquete de 1990, um torcedor invadiu a quadra durante a comemoração do título da Iugoslávia e exibiu uma bandeira da Croácia, que lutava por sua independência.

Um dos astros da Iugoslávia e de origem sérvia, Vlade Divac arrancou a bandeira e interrompeu a manifestação do torcedor, alegando que não se deveria misturar esporte e política. A atitude, porém, foi encarada de outra maneira e nunca foi perdoada pelo outro craque do time – e seu grande amigo – Drazen Petrovic, que era croata.

“Construir uma amizade leva anos, mas destruí-la leva apenas um segundo”, disse Divac durante o documentário Once Brothers, que conta a história da relação entre os dois jogadores.

A tensão política levou à guerra e à independência da Croácia. Cada jogador seguiu sua seleção e Petrovic morreu em um acidente de carro em 1993, antes que houvesse uma reconciliação entre os dois craques.

Anos depois, a Iugoslávia deu origem a outros países, entre eles a Sérvia, que mantém relações tensas com seus vizinhos. A disputa com a Albânia tem origem no conflito recente no Kosovo, ex-província sérvia, mas de população majoritariamente albanesa. O Kosovo proclamou sua independência de forma unilateral em 2008.