 Agência Folha Em São Paulo
Primeira seleção classificada à segunda fase do Mundial, a Espanha enfrentará a África do Sul, quarta-feira (dia 12), às 8h30 (horário de Brasília) com o objetivo de conquistar o primeiro lugar do Grupo B. Já os africanos buscam pelo menos um empate que garantiria a vaga inédita nas oitavas-de-final.
Mesmo com a possibilidade das duas seleções atingirem seus objetivos com um empate, o técnico espanhol José Antonio Camacho disse que só a vitória interessa à equipe, que venceu seus dois jogos contra Eslovênia e Paraguai pelo placar de 3 a 1.
O treinador negou as especulações de que preferia terminar em segundo no grupo para evitar um confronto com a Alemanha, caso esta se classifique, um dia antes, em segundo no grupo E, no qual Camarões e Irlanda ainda tem chances.
Os alemães, líderes da tabela com quatro pontos, enfrentam amanhã (dia 11), a seleção de Camarões, que também têm quatro pontos.
"Queremos ser os primeiros do grupo. Vamos jogar para ganhar e com a mesma mentalidade que temos desde o primeiro jogo", disse o treinador espanhol.
As intenções do time sul-africano são mais modestas. A seleção se contenta com um único ponto para fazer história no futebol de seu país.
Caso se classifiquem, esta será a primeira vez que os africanos estarão na segunda fase de um Mundial, do qual participam pela segunda vez.
Para o jogo contra os espanhóis, os sul-africanos entram em campo fortalecidos pelos resultados anteriores.
Após estar perdendo por 2 a 0 para o Paraguai, a seleção africana conseguiu obter o empate na sua estréia nesta Copa. Contra os eslovenos, venceu por 1 a 0 e agora só depende de si para se classificar.
Para arrancar pelo menos um empate da seleção espanhola, a África do Sul conta com uma defesa forte, com Fortune e Zuma, responsáveis pela organização do meio-campo, e com a rapidez dos atacantes McCarthy e Nomvethe.
Como a situação da Espanha é bem mais confortável, o técnico Camacho já avisou que poderá fazer de três a cinco substituições antes da partida.
As mudanças serviriam para dar folga a jogadores mais velhos, como Nadal e Hierro, e para motivarem aqueles que estão no banco de reservas.
Um dos que serão beneficiados pelas alterações é o meia Mendieta, que certamente entrará como titular, ainda mais por causa da contusão de De Pedro.
Mendieta, que chegou ao Mundial após uma temporada frustrante na Lazio, onde quase não jogou, acredita ser uma boa oportunidade para se firmar como titular.
"Sabia que seria difícil aqui, depois de tanto tempo sem jogar. Mas se entrar entre os titulares, minha intenção será permanecer entre eles", disse o atleta.
ÁFRICA DO SUL Arendse; Nzama, Carnell, Aaron Mokoena e Radebe; Zuma, Sibaya, Fortune e Teboho Mokoena; McCarthy e Nomvethe. Técnico: Jomo Sono
ESPANHA Casillas; Puyol, Curro Torres, Helguera e Romero; Luis Henrique (Joaquín), Xavi, Baraja (Albelda) e Mendieta; Morientes e Raul. Técnico: José Antonio Camacho
Local: estádio da Copa do Mundo de Daejeon, em Daejeon (Coréia) Horário: 8h30 Juiz: Saad Mane (Kuwait)
Para saber mais sobre a seleção espanhola, clique aqui. Para saber mais sobre a África do Sul, clique aqui.
|
| |