Topo

Fórmula 1

Webber bate Vettel e faz a pole; Ferrari decepciona, e Massa é o 7º

Do UOL, em São Paulo *

02/11/2013 12h04

Sebastian Vettel teve sua dinastia quebrada nos Emirados Árabes. O alemão vinha sendo o mais rápido nos treinos livres e estava registrando a pole para o GP em Abu Dhabi. No entanto,  seu companheiro de Red Bull Mark Webber fez a melhor volta no minuto final da atividade classificatória deste sábado, largando na frente neste domingo.

Vettel ficou em segundo. Os pilotos da Mercedes, Rosberg e Hamilton, marcaram o 3º e 4º tempos, respectivamente.

A decepção ficou por conta da Ferrari, que ficou em posições intermediária após mudanças nos carros.

Felipe Massa fez o 8º melhor tempo, mas ganhou uma vaga após a punição a Kimi Raikkonen. O carro do finlandês apresentou alteração no assoalho após a  atividade de sábado.

A posição obtida pelo brasileiro chega a ser uma surpresa positiva para a escuderia. Isso porque Massa esteve sempre abaixo dos nove melhores nos três treinos livres em Abu Dhabi. Confira todas as marcas dos treinos deste sábado.

Segundo colocado na classificação geral, Fernando Alonso largará na 10ª posição. Ele, assim como Massa, foi beneficiado pela punição a Raikkonen. Foi a primeira vez na temporada que o espanhol não conseguiu acesso ao Q3 (etapa final do treino classificatório).

“Nós tivemos problemas na semana inteira”, lamentou Alonso, em entrevista à Rede Globo.

A escuderia italiana não deu detalhes das mudanças que efetuou nos carros, já projetando 2014, agora que Sebastian Vettel sagrou-se campeão com três corridas de antecipação.

Mas Alonso e Massa já haviam dito na sexta-feira que não fariam grandes planos para a prova deste domingo.

"No momento não estou muito satisfeito com o comportamento do carro, já que não foi  competitivo como eu esperava ser", destacou Massa ao site oficial da Ferrari, na sexta.

Os carros da Ferrari sofreram com a falta de aderência do circuito de Yas Marina. O traçado rápido piora a situação da equipe italiana, e favorece Red Bull e Mercedes.

Texto atualizado às 16h58

Fórmula 1