Topo

Fórmula 1

Hamilton faz a pole para o GP da Áustria; Massa larga em 4º

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

20/06/2015 10h01

Mesmo com erros de seus dois pilotos, a Mercedes manteve o domínio sobre os rivais e terá seus dois pilotos na primeira fila para o GP da Áustria. Lewis Hamilton cravou o melhor tempo, com 1min08s455, tendo o companheiro de equipe, Nico Rosberg, na segunda colocação. Sebastian Vettel, que teve ótimo desempenho nos treinos livres, largará em 3º

Felipe Massa largará na 4ª colocação no grid, com o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, em sexto. Felipe Nasr será o 8º com a Sauber depois de ter feito o nono melhor tempo e lucrar com a punição a Daniil Kvyat.

Rosberg perdeu a chance de conquistar a pole. Ele vinha cravando tempo de pole, mas perdeu o controle da Mercedes e saiu da pista. Hamilton largará na frente no domingo  - Reuters - Reuters
Rosberg perdeu a chance de conquistar a pole. Ele vinha cravando tempo de pole, mas perdeu o controle da Mercedes e saiu da pista
Imagem: Reuters

Os segundos finais do Q3 foram marcados pela disputa entre os pilotos da Mercedes. Hamilton lutava para melhorar seu tempo, mas rodou e saiu da pista. Rosberg, portanto, tinha a chance de roubar a primeira colocação. O alemão vinha igualando a marca do companheiro até também falhar e perder a oportunidade. “Eu sabia que tinha que ir para cima. É uma pista muito desafiadora”, justificou Rosberg, reconhecendo que correu no limite na última tentativa que teve para ser o pole.

A prova na Áustria acontece no domingo, às 9h (horário de Brasília), com transmissão do Placar UOL Esporte.  

As séries de punições impostas pela FIA aos pilotos transformaram a definição do grid em um enorme emaranhado de cálculos e dúvidas.

Fernando Alonso e Jenson Button foram punidos com a perda de 25 posições cada, pela troca de elementos da unidade de potência e, no caso do espanhol, do câmbio. Ricciardo e Kvyat foram punidos com 10 posições cada no grid, também por usarem a quinta unidade de um dos elementos que compõem o motor.

Porém, como apenas Kvyat se classificou em posição suficiente para cumprir toda a pena na classificação, os demais começarão o GP da Áustria já com punições à vista. São três casos diferentes: Ricciardo ficou 'devendo' quatro posições, então ficará parado por 5s em sua primeira parada nos boxes. Já Alonso deve 20 e terá de fazer um drive through até a terceira volta da prova, enquanto Button, que ficou devendo 22 após a classificação, terá um stop and go de 10s também nas três voltas iniciais.

O sábado em Spielberg começou com a 3ª sessão de treinos livres. Sebastian Vettel repetiu o feito da sexta-feira e superou as Mercedes, em uma atividade marcada pela chuva, que causou diversas escapadas e derrapadas. Os tempos baixaram consideravelmente no treino seguinte, desta vez classificatório. A pista já apresentava trechos secos.

A surpresa no Q1 foi Kimi Raikkonen, que não conseguiu avançar para a segunda etapa da classificação. O piloto da Ferrari havia feito bons treinos livres, mas não conseguiu tempo para o grid mesmo sem qualquer problema mecânico. “Como isso é possível!”, reclamou Kimi.

Felipe Nasr e Felipe Massa tiveram bons desempenhos no Q2, avançando para a última etapa, que reúne os 10 pilotos com melhores tempos. No Q3, as Mercedes dominaram, com Hamilton e Rosberg se alternando no topo. Mas o inglês levou a melhor no fim e conseguiu sua sétima pole no ano, igualando a marca de 2014 e as 45 poles de Sebastian Vettel na carreira.

Repercussão
 
Lewis Hamilton:
"Foi uma classificação difícil pelas condições da pista. Eu não estava muito preocupado em perder a pole [no momento em que girou na pista,  a poucos minutos para o fim do Q3], porque eu estava tentando controlar meu carro, mas, obviamente, depois eu fiquei pensando: 'Provavelmente eu perdi lá'."
 
"A Ferrari realmente mostrou um grande ritmo para amanhã. Vai ser uma corrida difícil. Cada fração de tempo contará."
 
Sebastian Vettel:
"Eles [dupla da Mercedes] foram mais rápidos. Nós tentamos de tudo. O Q1 foi complicado para todos nós, mas conseguimos nos ajeitar no meio do caminho."
 
Nico Rosberg:
"Estou irritado, mas Lewis foi 0,2s mais rápido na volta anterior e eu estava superando a marca naquele ponto [no trecho da pista em que rodou]. Eu sabia que tinha que ir com tudo"
 
Grid de largada do GP da Áustria
 
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min08s455
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min08s655
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min08s810
4. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min09s192
5. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min09s278
6. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min09s319
7. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - 1min09s612
8. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - 1min09s713
9. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - Não marcou tempo no Q3
10. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 1min10s374
11. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 1min10s426
12. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - 1min10s465
13. Sergio Perez (MEX/Force India) - 1min12s522
14. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min12s867
15. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - 1min09s694 **
16. Roberto Merhi (ESP/Manor) - 1min14s071
17. Will Stevens (ING/Manor) - 1min15s368
18. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min10s482 *
19. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min10s736 ****
20. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min12s632 ***
 
Observações
*Punido com seis posições no grid + 5s no box durante a corrida
**Punido com 10 posições no grid
***Punido com três posições no grid + stop and go de 10s na corrida
***Punido com cinco posições no grid + drive through na corrida

Fórmula 1