Topo

Fórmula 1

Motorista invade praça a 100km/h, mata três e fere outros 34 na Áustria

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg, na Áustria

20/06/2015 11h41

Um motorista matou três pessoas e feriu outras 34 ao invadir uma praça em Graz, na Áustria, a cerca de 100km/h no que as autoridades austríacas estão considerando um "ataque psicótico". A cidade está particularmente movimentada neste final de semana porque é a maior dos arredores do circuito Red Bull Ring, onde está sendo realizada a oitava etapa do mundial de Fórmula 1.

Diferentemente das primeiras informações recebidas na área interna do circuito em Spielberg, o atropelamento não teve qualquer relação com evento da Fórmula 1.

A polícia confirmou a morte de 3 pessoas, sendo um menino de 7 anos entre as vítimas fatais. 

O homem atingiu as pessoas por cinco ruas da cidade, antes de chegar em uma praça, onde estão localizados diversos cafés. No total, 34 pessoas estão feridas, sendo seis em estado grave. 

O ataque aconteceu por volta das 12h30, pouco antes da classificação para o GP da Áustria.

O condutor do veículo é austríaco com origem bósnia, tem 26 anos, mora em Graz e foi preso sem oferecer resistência. De acordo com o diretor de segurança da região da Estíria, Josef Klamminger, o ocorrido "não tem relação a nenhum tipo de fanatismo" nem parece ter conexão terrorista. "Foi apenas um ato de psicose", afirmou em entrevista coletiva. A informação é de que o homem recebeu, em maio, uma ordem de se afastar de sua família por determinação da Justiça e isso teria motivado o ataque de fúria.

O prefeito de Graz, Siegfried Nagl, revelou que quase se tornou mais uma das vítimas do atropelamento. "Eu estava andando com minha Vespa quando esse assassino passou e acertou um casal. O homem aparentemente morreu na hora. Conseguimos nos salvar nos escondendo atrás de um pilar. Nunca experimentei algo desse tipo", descreveu a autoridade.

O governador da região da Estíria, Hermann Schützenhöfer, classificou o ocorrido como um "ato hediondo", pelo qual "não há explicação ou desculpa." 

Fórmula 1