Topo

Sem vencer há nove jogos, Flamengo amarga seu maior jejum na história do Brasileiro

Apesar da tentativa de minimizar os prejuízos, Luxa não esconde insatisfação com jejum - VIPCOMM
Apesar da tentativa de minimizar os prejuízos, Luxa não esconde insatisfação com jejum Imagem: VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

19/09/2011 07h09

O mesmo clube que se orgulhou de ter conquistado de forma invicta o Campeonato Carioca, e de ter passado grande parte do ano com apenas uma derrota (para o Ceará, pela Copa do Brasil), agora vê, literalmente, o outro lado da moeda. Com o empate em 1 a 1 diante do Botafogo, neste domingo, no Engenhão, o Flamengo atingiu um recorde do qual jamais vai se orgulhar e certamente nunca buscou: o maior jejum de vitórias em sua história no Campeonato Brasileiro. 

Sem um resultado positivo há 45 dias, quando bateu o Coritiba por 1 a 0, o técnico Vanderlei Luxemburgo minimizou o resultado do último domingo e colocou a marca negativa "na conta" dos tropeços diante de times em situação mais delicada na tabela de classificação.

JEJUM HISTÓRICO DO FLAMENGO NO BR

14/08FIGUEIRENSE 2 x 2 FLAMENGO
18/08FLAMENGO 1 x 4 ATLÉTICO-GO
21/08INTERNACIONAL 2 x 2 FLAMENGO
28/08FLAMENGO 0 x 0 VASCO
31/08AVAÍ 3 x 2 FLAMENGO
04/09FLAMENGO 1 x 3 BAHIA
08/09CORINTHIANS 2 x 1 FLAMENGO
11/09FLAMENGO 1 x 2 ATLÉTICO-PR
18/09BOTAFOGO 1 x 1 FLAMENGO
9 JOGOS5 DERROTAS e 4 EMPATES

"É um jejum que incomoda muito, mas não adianta achar que o resultado de hoje (domingo) foi o problema. O que não dá para aceitar são as derrotas para Bahia e Ceará. Não podemos ficar tanto tempo sem vencer e perder para estes times 'pequenos'", justificou o técnico rubro-negro.

Mesmo ciente do problema que terá de resolver, Luxemburgo tentou amenizar as críticas e afirmou que o time, ainda que não tenha vencido, já apresentou uma evolução satisfatória no clássico do último domingo, onde um empate seria algo normal.

"Apesar das críticas, o resultado foi normal. O time jogou bola, ao contrário das outras partidas, e estou satisfeito com a produtividade. Jogamos um clássico e o jogo foi muito igual, não dá para reclamar de hoje (domingo)", ressaltou Vanderlei.

Antes apontado como forte favorito ao título, o Flamengo, que dividia a ponta da tabela com o então líder Corinthians, amarga a sexta colocação e está a oito pontos do atual primeiro colocado, o Vasco, que tem 45 pontos. Diante do jejum, já há quem admita que a luta do clube se resume a uma vaga na Libertadores, descartando a briga pelo sétimo título brasileiro.

Buscando findar o incômodo jejum e evitar uma possível crise interna, o Flamengo volta aos gramados na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG, às 20h30, em Sete Lagoas (MG), pela vigésima quinta rodada da competição.