Topo

Invencibilidade contra Gaúcho e retrospecto diante do Galo podem tirar Palmeiras da degola

Ronaldinho Gáucho durante o empate sem gols com o Palmeiras no Pacaembu  - Wander Roberto/ VIPCOMM
Ronaldinho Gáucho durante o empate sem gols com o Palmeiras no Pacaembu Imagem: Wander Roberto/ VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

08/06/2012 06h00

O Campeonato Brasileiro começou e o Palmeiras não quis priorizar a Copa do Brasil. Mesmo assim, em três partidas, o time de Luiz Felipe Scolari somou apenas um ponto e ocupa a 17ª colocação do torneio. No próximo sábado, o alviverde terá pela frente o Atlético-MG no Pacaembu e mais do que isso, precisará conter a euforia do Galo, que estreará Ronaldinho Gaúcho.

RONALDINHO CONTRA O PALMEIRAS

DATADEFENDENDO O...PLACAR
29/08/1998Grêmio1x1*
13/10/1999Grêmio6x0
06/08/2000Grêmio1x0
20/07/2011Flamengo (mais)0x0
12/10/2011Flamengo (mais)1x1*

Se o retrospecto contra o estreante se mantiver, o Palmeiras sairá pelo menos com um ponto após a 4ª rodada. Isso porque, o agora R49 nunca venceu o time paulista em três jogos realizados. Além destes duelos, em outros dois em que fazia parte do elenco, mas não atuou, o Palmeiras também não saiu derrotado.

O primeiro confronto de Gaúcho contra o Palmeiras poderia acontecer no Brasileiro de 1998, mas ele, em começo de carreira no Grêmio, não atuou no empate por 1 a 1 no Estádio Olímpico.

No ano seguinte, ele formou dupla de ataque com Magrão e o Grêmio foi goleado pelo time paulista por 6 a 0 no Palestra Itália. Alex (2x), Evair, Júnior e Zé Maria marcaram para o Palmeiras.

No Brasileirão 2000, nova derrota e desta vez jogando em casa. Companheiro de Rodrigo Mendes e até do atual dirigente do Flamengo, Zinho, ele não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0. O zagueiro Thiago Mathias foi quem marcou o gol no Olímpico.

Depois disso, Gaúcho ficou nove anos na Europa e de volta ao Brasil, pelo Flamengo, reencontrou o Palmeiras em duas oportunidades, também pelo campeonato nacional.

No primeiro turno do Brasileirão 2011, o Flamengo arrancou um empate com o Palmeiras no mesmo palco do duelo deste sábado. O placar terminou sem gols, mas a partida ficou marcada pela confusão do atacante Kléber, que se recusou a devolver uma reposição de bola aos cariocas.

PALMEIRAS LEVA VANTAGEM NOS PONTOS CORRIDOS

VITÓRIAEMPATEDERROTA
833

O jogo de volta, Ronaldinho ficou apenas na torcida, já que não conseguiu chegar a tempo, devido ao atraso no voo da seleção brasileira que havia vencido o México. R49, inclusive, marcou o gol da vitória brasileira por 2 a 1. Mas o Flamengo, no Rio, ficou apenas no empate com o Palmeiras.

O retrospecto do Palmeiras contra o Atlético-MG também pode animar os jogadores alviverdes. Em 14 partidas realizadas desde a alteração para pontos corridos, o time paulista tem grande vantagem. De 2004 para cá, foram 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No Brasileiro do ano passado, uma vitória para cada lado.

Nota da redação: O Brasileiro é disputado no formato pontos corridos desde 2003, porém o Palmeiras não disputou o torneio deste ano, pois foi rebaixado para a Série B no ano anterior.