Topo

Sheik é suspenso por seis jogos e depende de recurso do Corinthians para encarar Palmeiras

Sheik se revoltou ao ser expulso contra o Atlético-MG e teve de ser retirado por Tite - Leonardo Soares/UOL Esporte
Sheik se revoltou ao ser expulso contra o Atlético-MG e teve de ser retirado por Tite Imagem: Leonardo Soares/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo*

14/09/2012 14h46

Emerson Sheik está, a princípio, fora do clássico de domingo, às 16 h, contra o Palmeiras. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), durante julgamento na tarde desta sexta-feira, o camisa 11 terá de cumprir seis jogos de suspensão e pagar uma multa de R$ 20 mil. Entretanto, o departamento jurídico do Corinthians solicitou um efeito suspensivo, com o intuito de liberar o atleta para encarar o arquirrival. A decisão será revelada no sábado.

Ao ser expulso durante a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no dia 2 de setembro, Sheik xingou o árbitro Péricles Bassols, se recusou a deixar o gramado e ainda chutou uma bola para dentro do campo. De acordo com a súmula, o camisa 11 gritou: “você é um ladrão, safado, filho da p...”

Já o técnico Tite, que também foi expulso contra o Galo, acabou absolvido no mesmo julgamento, no Rio de Janeiro.

O atacante de 33 anos corria o risco de ser suspenso por mais de 20 jogos. Ele foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: por “ato desleal ou hostil”, cuja pena varia de uma a três partidas, por “conduta contrária à ética ou disciplina desportiva”, que pode render um gancho de até seis jogos, e por “ofender alguém em sua honra”, que pode suspender por mais seis confrontos. 

Durante o julgamento, foi exibido um vídeo da expulsão do corintiano. O procurador Rodrigo Raposo ressaltou, segundo o site Justiça Desportiva: “O atleta pareceu acreditar ser uma criança mimada, achando que poderia fazer tudo o que ele quer. Não é isso que ele tem que passar aos torcedores que o veem como um ídolo.”   

O destempero de Sheik pode custar até um processo na Justiça Comum. O árbitro Bassols promete levar o atacante corintiano aos tribunais e pedir indenização por danos morais por conta de ofensas proferidas contra ele no jogo Corinthians x Atlético-MG.

É o que garante Marco Antonio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros (ANAF), o sindicato nacional da categoria.“Na Justiça Comum, estamos preparando a petição e vamos pedir a indenização por dano moral”, afirmou Martins à Rádio Globo.

Além do desfalque no ataque, o técnico Tite perdeu também o zagueiro Chicão, que será submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal na noite desta sexta e fica longe dos gramados durante 30 dias.

*Atualizado às 18h10