Topo

Ministério Público do RS confirma Gre-Nal na Arena com torcida única

Argumento das autoridades é que deslocamento da torcida do Inter não seria seguro -
Argumento das autoridades é que deslocamento da torcida do Inter não seria seguro

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2013 14h05

O Ministério Público do Rio Grande do Sul acatou a recomendação da Brigada Militar e confirmou, no início da tarde desta terça-feira, que o Gre-Nal do próximo domingo, na Arena do Grêmio, terá torcida única. O argumento é que o deslocamento dos torcedores do Inter até o estádio é inviável.

“Recebemos a comunicação da Brigada Militar, baseada em um levantamento técnico. Não temos porque contestar. A decisão é para proteger os torcedores”, disse o procurador Gustavo Munhoz em entrevista coletiva, logo após reunião com representantes da BM. "A Brigada disse que se existir fato novo pode mudar. Mas com os fatos do momento eles entendem que esta é uma medida preventiva", completou.

Pela manhã, a polícia já havia relatado que não encontrou um plano seguro para realizar a escolta de torcedores do Internacional até o novo estádio do Grêmio.

"Tomamos essa decisão após uma reunião. Temos um cenário novo, vai ser o primeiro Gre-Nal na Arena do Grêmio. No passado, fazíamos o deslocamento a pé e escoltávamos a torcida adversária. Agora, pela distância, esse procedimento não é mais possível. Existem poucas rotas de deslocamentos e os acessos também são poucos", disse o subcomandante-geral da Brigada Militar, Coronel Silanus Mello à Rádio Gaúcha.

A recomendação da polícia deixou os dois clubes insatisfeitos. O presidente do Grêmio, Fábio Koff, se disse surpreso com a recomendação da polícia e iniciou uma campanha para tentar reverter o quadro. Pouco depois, o mandatário do Internacional, Giovanni Luigi, fez coro e afirmou que iria buscar auxílio no departamento jurídico do Colorado.

Ainda na segunda-feira, o Grêmio garantiu a presença de aficionados do oponente. Dois mil bilhetes estão destinados aos vermelhos. Além disso, uma divisória especial no quarto anel da Arena foi colocada para impedir contato visual entre rivais. Mas com a posição do Ministério Público o acordo entre os clubes cai por terra.

Grêmio e Internacional disputam o primeiro clássico da história da Arena do Grêmio no próximo domingo, às 16h. O jogo vale pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.