Topo

Flu empata com Grêmio com menos um e Cruzeiro pode ampliar liderança

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2013 20h24

Mesmo com um jogador a menos nos minutos finais, o Fluminense reagiu após sair atrás no marcador e empatou aos 45 minutos do segundo tempo com o Grêmio por 1 a 1 no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado. O Tricolor, porém, chegou ao quarto jogo sem vencer na competição. Os cariocas também mantiveram uma escrita de 16 anos do time gaúcho como visitante em duelos contra o time das Laranjeiras na capital carioca.

Com o empate, o Fluminense vai aos 35 pontos e segue muito ameaçado pela degola. Já o Grêmio pode ver o Cruzeiro se afastar ainda mais na liderança do Brasileiro. Hoje, o time gaúcho tem 10 pontos a menos que os 59 dos mineiros, mas tem uma partida a mais na competição.

Continua após publicidade

O Grêmio não vence o Fluminense na cidade do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro desde 1997. Na ocasião, o time gaúcho venceu o carioca por 2 a 0 no estádio da Rua Bariri. A equipe das Laranjeiras também saiu derrotada em um confronto como mandante em 2006, mas a partida foi disputada em Volta Redonda, no sul do estado.

O Fluminense começou o jogo buscando o ataque. Logo aos 2min, Sóbis dominou no peito e arriscou bonito de fora da área e quase marcou, com a bola passando muito próxima ao lado direito do gol de Marcelo Grohe. Mais tarde, o atacante furaria em uma chance clara criada após cruzamento de Bruno e passe de cabeça de Biro Biro.

Aos 21min, Souza recebeu com liberdade pela esquerda e soltou uma bomba, sem chances para Kléver. O goleiro, no entanto, contou com a ajuda do travessão, que manteve o placar zerado no Maracanã. Com o susto, o Grêmio cresceu na partida. Pouco depois, o arqueiro tricolor teve que praticar grande defesa em cabeçada de Barcos.

Em contra-ataque, porém, o Fluminense teria uma oportunidade espetacular. Jean recebeu bola à feição de Biro Biro e soltou uma pancada, mas a bola ficou na zaga do Grêmio. No rebote, Wagner cabeceou para incrível defesa de Marcelo Grohe. O lance seguiu vivo até

Mesmo com toda a pressão tricolor, o Grêmio abriria o placar no Maracanã. O zagueiro Bressan cabeceou na trave esquerda de Kléver e, no rebote, completou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do defensor  de 20 anos como jogador profissional.

O Fluminense tentou a reação imediata. Aos 40min, Sóbis bateu falta e a bola desviou na barreira levou perigo a Grohe, que jogou a bola para fora. No escanteio, o atacante novamente levou perigo. A pressão tricolor era impressionte, mas bola não entrava. O goleiro do time gaúcho fechava o gol e contava até mesmo com a sorte para manter a equipe em vantagem.

Mesmo voltando com um time mais ofensivo após o intervalo, com Felipe no lugar do zagueiro Anderson, o Fluminense criou pouco no começo do segundo tempo. O jogo era morno no Maracanã, com muito pouco sendo criado pelas duas equipes.

Aos 19min, Luxemburgo resolveu tentar mudar o panorama da partida para o Fluminense e trocou Wagner e Bruno por Ailton e Marcos Junior. As mudanças tornaram o Tricolor um time ainda mais ofensivo dentro de campo.

As alterações fizeram o Fluminense crescer com a velocidade dos garotos: aos 24min, Marcos Junior quase conseguiu o empate, mas foi travado quando ia bater para o gol. Pouco depois, o atacante conseguiu a conclusão, mas com pouca força, facilitando a defesa para Marcelo Grohe.

Aos 28min, outro garoto tornaria a situação dramática para o Fluminense. Biro Biro, que já havia levado amarelo por simulação, voltou a tentar cavar uma falta, tomou o segundo cartão, e, consecutivamente, o vermelho. Com um a menos, a missão do Tricolor de empatar a partida ficava ainda mais complicada. 

Com um jogador a mais, o Grêmio segurava o Fluminense com alguma tranquilidade e ainda aproveitava o nervosismo rival para criar as suas chances. O time carioca pouco e via o relógio correr sem conseguir lances mais agudos.

Num lance de sorte, porém, Rafael Sóbis contou com o desvio em chute da direita e encobriu o goleiro Marcelo Grohe para empatar o marcador aos 45min do segundo tempo. A jogada foi uma das últimas da partida antes do árbitro Alicio Pereira Junior encerrar a partida no Maracanã.

FLUMINENSE 1 X 1 GRÊMIO

Data: 12/10/2013 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alicio Pena Junior
Auxiliares: Bruno Boschilia e Herman Brumel Vani
Renda: R$ 233.440,00
Público pagante: 13.252  torcedores (19.556 presentes)
Cartões amarelos:  Biro Biro, Edinho, Diguinho, Wagner, Marcos Junior (FLU); Ramiro, Saimon (GRE)
Cartão vermelho: Biro Biro (Flu)
Gols: Bressan, aos 38min do primeiro tempo; Rafael Sóbis aos 45min do segundo tempo 


FLUMINENSE
Kléver, Gum, Edinho e Anderson (Felipe); Bruno (Ailton), Jean, Diguinho, Rafinha e Wágner (Marcos Junior); Biro Biro e Rafael Sóbis.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Adriano (Matheus Biteco), Ramiro (Elano) e Alex Telles (Wendell); Kléber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

51 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Claudio Luiz Furtado

dois braços quebrados, duas pernas engessadas, paralisado da cintura pra cima, cego de um olho, e ainda assim botamos a gauchada pra correr! Tremendo tricolor, glória do futebol carioca, única e eterna!

Adams

O texto nitidamente quer mostrar que o Flu foi melhor, o que não é verdade. Também esconde que pouco ante do gol carioca, o juiz marcou um impedimento do Kleber, num erro grosseiro, pois, o atacante partia do seu campo quando a bola foi lançada. O juiz e o bandeirinha se mostraram caseiros demais, pois, o erro foi clamoroso. O atacante Kleber poderia facilmente marcar o gol que selaria a vitória gremista. No lance seguinte,a sorte do Fluminense, uma bola desviada encobriu o goleiro.


publicidade