Topo

Flu empata com Grêmio com menos um e Cruzeiro pode ampliar liderança

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2013 20h24

Mesmo com um jogador a menos nos minutos finais, o Fluminense reagiu após sair atrás no marcador e empatou aos 45 minutos do segundo tempo com o Grêmio por 1 a 1 no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado. O Tricolor, porém, chegou ao quarto jogo sem vencer na competição. Os cariocas também mantiveram uma escrita de 16 anos do time gaúcho como visitante em duelos contra o time das Laranjeiras na capital carioca.

Com o empate, o Fluminense vai aos 35 pontos e segue muito ameaçado pela degola. Já o Grêmio pode ver o Cruzeiro se afastar ainda mais na liderança do Brasileiro. Hoje, o time gaúcho tem 10 pontos a menos que os 59 dos mineiros, mas tem uma partida a mais na competição.

O Grêmio não vence o Fluminense na cidade do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro desde 1997. Na ocasião, o time gaúcho venceu o carioca por 2 a 0 no estádio da Rua Bariri. A equipe das Laranjeiras também saiu derrotada em um confronto como mandante em 2006, mas a partida foi disputada em Volta Redonda, no sul do estado.

O Fluminense começou o jogo buscando o ataque. Logo aos 2min, Sóbis dominou no peito e arriscou bonito de fora da área e quase marcou, com a bola passando muito próxima ao lado direito do gol de Marcelo Grohe. Mais tarde, o atacante furaria em uma chance clara criada após cruzamento de Bruno e passe de cabeça de Biro Biro.

Aos 21min, Souza recebeu com liberdade pela esquerda e soltou uma bomba, sem chances para Kléver. O goleiro, no entanto, contou com a ajuda do travessão, que manteve o placar zerado no Maracanã. Com o susto, o Grêmio cresceu na partida. Pouco depois, o arqueiro tricolor teve que praticar grande defesa em cabeçada de Barcos.

Em contra-ataque, porém, o Fluminense teria uma oportunidade espetacular. Jean recebeu bola à feição de Biro Biro e soltou uma pancada, mas a bola ficou na zaga do Grêmio. No rebote, Wagner cabeceou para incrível defesa de Marcelo Grohe. O lance seguiu vivo até

Mesmo com toda a pressão tricolor, o Grêmio abriria o placar no Maracanã. O zagueiro Bressan cabeceou na trave esquerda de Kléver e, no rebote, completou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do defensor  de 20 anos como jogador profissional.

O Fluminense tentou a reação imediata. Aos 40min, Sóbis bateu falta e a bola desviou na barreira levou perigo a Grohe, que jogou a bola para fora. No escanteio, o atacante novamente levou perigo. A pressão tricolor era impressionte, mas bola não entrava. O goleiro do time gaúcho fechava o gol e contava até mesmo com a sorte para manter a equipe em vantagem.

Mesmo voltando com um time mais ofensivo após o intervalo, com Felipe no lugar do zagueiro Anderson, o Fluminense criou pouco no começo do segundo tempo. O jogo era morno no Maracanã, com muito pouco sendo criado pelas duas equipes.

Aos 19min, Luxemburgo resolveu tentar mudar o panorama da partida para o Fluminense e trocou Wagner e Bruno por Ailton e Marcos Junior. As mudanças tornaram o Tricolor um time ainda mais ofensivo dentro de campo.

As alterações fizeram o Fluminense crescer com a velocidade dos garotos: aos 24min, Marcos Junior quase conseguiu o empate, mas foi travado quando ia bater para o gol. Pouco depois, o atacante conseguiu a conclusão, mas com pouca força, facilitando a defesa para Marcelo Grohe.

Aos 28min, outro garoto tornaria a situação dramática para o Fluminense. Biro Biro, que já havia levado amarelo por simulação, voltou a tentar cavar uma falta, tomou o segundo cartão, e, consecutivamente, o vermelho. Com um a menos, a missão do Tricolor de empatar a partida ficava ainda mais complicada. 

Com um jogador a mais, o Grêmio segurava o Fluminense com alguma tranquilidade e ainda aproveitava o nervosismo rival para criar as suas chances. O time carioca pouco e via o relógio correr sem conseguir lances mais agudos.

Num lance de sorte, porém, Rafael Sóbis contou com o desvio em chute da direita e encobriu o goleiro Marcelo Grohe para empatar o marcador aos 45min do segundo tempo. A jogada foi uma das últimas da partida antes do árbitro Alicio Pereira Junior encerrar a partida no Maracanã.

FLUMINENSE 1 X 1 GRÊMIO

Data: 12/10/2013 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alicio Pena Junior
Auxiliares: Bruno Boschilia e Herman Brumel Vani
Renda: R$ 233.440,00
Público pagante: 13.252  torcedores (19.556 presentes)
Cartões amarelos:  Biro Biro, Edinho, Diguinho, Wagner, Marcos Junior (FLU); Ramiro, Saimon (GRE)
Cartão vermelho: Biro Biro (Flu)
Gols: Bressan, aos 38min do primeiro tempo; Rafael Sóbis aos 45min do segundo tempo 


FLUMINENSE
Kléver, Gum, Edinho e Anderson (Felipe); Bruno (Ailton), Jean, Diguinho, Rafinha e Wágner (Marcos Junior); Biro Biro e Rafael Sóbis.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Adriano (Matheus Biteco), Ramiro (Elano) e Alex Telles (Wendell); Kléber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho