Topo

Em jogo esvaziado por desfalques, Atlético-MG vence o Flamengo em BH

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2013 17h51

Prejudicado pelas ausências, em grande número, de titulares importantes dos dois lados, o jogo entre Atlético-MG e Flamengo, na tarde deste domingo, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi movimentado, mas fraco tecnicamente. Um belo chute de longe do jovem volante Lucas Cândido, atuando improvisado na lateral esquerda, no começo do segundo tempo, decidiu em favor do alvinegro mineiro, que venceu por 1 a 0, chegando aos 45 pontos.

Sem poder usar 14 jogadores, a maioria por suspensão e lesão, o Atlético-MG, de Cuca, tentou se valer da força da equipe no estádio do Horto e da fina sintonia entre equipe e torcida, independente dos nomes escalados. O time atleticano forçou mais o ataque, mas sem qualidade na criação, o que dificultou para o ‘matador’ Jô, que ao lado do goleiro Victor, voltou ao time após servir à seleção brasileira.

Já o Flamengo mandou a campo um time igualmente diferente, mas mais por opção do técnico Jayme de Almeida, que teve quatro desfalques, mas poupou outros três: Léo Moura, Elias e Paulinho, por causa do clássico com o Botafogo, na próxima quarta-feira, que decide vaga à próxima fase da Copa do Brasil. Dessa forma, o time carioca fez uma opção por priorizar o sistema defensivo, deixando seu artilheiro Hernane isolado à frente.

Com sua 12ª vitória, o Atlético-MG se recupera da derrota no meio da semana párea o Atlético-PR, por 1 a 0, em Curitiba, que o deixou sem seis jogadores, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O rubro-negro carioca, por sua vez, manteve-se com 40 pontos, desperdiçando uma chance de aumentar sua vantagem em relação à zona de rebaixamento.

Sem muito entrosamento, Atlético e Flamengo iniciaram o jogo com muita vontade, mas com pouca técnica e criatividade. Como mandante, o alvinegro mineiro partiu para a pressão, mas sem efetivamente obrigar o goleiro Felipe a trabalhar. Nos 20 minutos iniciais, por duas vezes a bola passou pela área rubro-negra, sem que nenhum atacante conseguisse finalizar. Aos 22 min, logo depois de levar amarelo por simulação, Neto Berola fez boa jogada e chutou para difícil defesa do goleiro Felipe.

Excessivamente defensivo, o Flamengo tentava encaixar contra-ataques, mas pouco ameaçava a defesa atleticana, que se impunha com certa tranquilidade. O primeiro tempo era marcado por passes errados e cruzamentos equivocados, facilitando a tarefa defensiva dos dois lados. Em ambos, sobravam jogadores de marcação, mas faltavam homens de criação. Esporadicamente, o Atlético levava perigo, mas desperdiçava uma chance, como ocorreu aos 26 min. Berola cruzou e Rosinei cabeceou para fora.

Ofensivamente, na etapa inicial, o Flamengo inexistia. Aos 31 min, em raro ataque, a bola foi cruzada da esquerda para cabeceada de Hernane para fora. A resposta atleticana veio dois minutos depois, quando Berola deixou Jô em condições de finalizar, mas Felipe saiu e fez impediu essa conclusão. Já a primeira defesa do atleticano Victor foi aos 35 min, em chute de Gabriel. Com fraco comportamento ofensivo o empate em 0 a 0 na etapa inicial foi um resultado natural.

O Flamengo voltou com a mesma formação, enquanto o Atlético-MG retornou para o segundo tempo com o jovem meia Dodô, do time júnior, na vaga do zagueiro Jemerson, resultando em alteração tática. Emerson voltou para a zaga e Lucas Cândido deixou o meio campo para atuar pela lateral esquerda. Logo de cara a bola, que estava murcha, teve de ser trocada. Aos 2 min, Gabriel se contundiu na perna esquerda, foi atendido fora de campo, mas voltou. E aos 3 min, Fernandinho deu boa arrancada, mas finalizou mal, nas mãos do goleiro Felipe.

A partida estava mais aberta em seu recomeço. A exemplo do primeiro tempo, o Atlético dependia de alguns momentos de inspiração de Fernandinho, que, no entanto prendia a bola, enquanto Berola, que esteve bem nos 45 primeiros minutos, estava sumido. Já o Flamengo demonstrava mais vontade de atacar do que na etapa anterior, tentando utilizar os dois lados de forma alternadamente. Tanto que em oito minutos, Victor fez duas grandes defesas.

Quando o Flamengo era mais efetivo e a torcida atleticana já ensaiava vaias ao comportamento do time, a equipe visitante errou uma saída de bola e o jovem Lucas Cândido acertou belo chute, no ângulo, indefensável para o goleiro Felipe. Na comemoração, ele correu em direção ao banco atleticano e abraçou o técnico Cuca. O jogo ficou ainda mais aberto, com o rubro-negro buscando o empate e o alvinegro mineiro procurando o segundo. E o zagueiro Leonardo Silva em uma de suas tentativas arriscou chute forte e obrigou Felipe a boa defesa. O Flamengo ainda desperdiçou chance com Bruninho para empatar no final.

ATLÉTICO-MG 1 X 0 FLAMENGO

Data: 20/10/2013 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e Danilo Ricardo Simon Manis (CBF/SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Neto Berola, Emerson (ATLE); Val, Carlos Eduardo (FLA)
Gols: Lucas Cândido, aos 12 min do segundo tempo
 
ATLÉTICO-MG
Victor; Carlos César (Alex), Leonardo Silva, Jemerson (Dodô) e Emerson; Pierre, Lucas Cândido, Rosinei e Neto Berola (Leleu); Jô e Fernandinho

Técnico: Cuca

FLAMENGO
Felipe, Luiz Antônio (Bruninho), Gonzalez, Wallace e Frauches; Digão, Amaral, Val, Gabriel (Rafinha) e Carlos Eduardo (Carlos Eduardo); Hernane

Técnico: Jayme de Almeida