Topo

Com brigas na torcida, Goiás vence Atlético-PR e segue na luta pelo G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2013 17h58

Em campo, o Goiás comprovou seu bom momento no Campeonato Brasileiro ao vencer o Atlético-PR por 3 a 0 neste domingo, no Serra Dourada, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e continua lutando por uma vaga na Copa Libertadores. Os gols foram marcados por Roni, Dudu Cearense e Walter. Fora dele, no entanto, alguns torcedores do time esmeraldino chegaram a brigar entre si em três oportunidades. Somado a isso, chegaram a ser arremessados objetos ao gramado pelos fãs dos dois clubes.

O resultado não tirou o Atlético-PR do G-4, mas a equipe paranaense pode cair para a quarta posição caso o Botafogo vença o clássico contra o Vasco no andamento da rodada.

Antes da partida, os dois times se juntaram para formar um pacto em relação ao movimento denominado Bom Senso FC, que busca melhorias para os atletas profissionais. O jogo começou movimentado e com muita marcação das duas equipes. Jogando em casa, o Goiás tomou a iniciativa e criava mais oportunidades. O Atlético-PR tentava responder nos contra-ataques, mas em um erro de marcação acabou levando o primeiro gol.

O atacante Walter recebeu livre pelo lado direito dentro da área, driblou Maranhão e rolou na medida para Roni, livre, abrir o placar, aos 18. O time da casa continuava melhor e três minutos depois quase marcou o segundo, após chute violento de Eduardo Sasha na entrada da área.

O técnico Vagner Mancini se viu obrigado a mexer no Atlético-PR, aos 25. O goleiro Weverton sentiu tontura por conta de uma pancada no início da partida e o forte calor que fazia em Goiânia. Santos entrou em seu lugar.

Bastou o jogo reiniciar para o Goiás marcar o segundo gol, aos 26. Roni fez uma boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou e Dudu Cearense pegou a sobra para deixar o seu primeiro gol na edição atual do Brasileirão.

O time esmeraldino seguia melhor e Santos evitou o terceiro gol, aos 36, quando William Matheus finalizou dentro da área após passe de Walter. No fim, aos 41, Marcelo ainda perdeu uma boa oportunidade de diminuir o placar quando ficou cara a cara com Renan. Três minutos depois, o atacante acabou saindo para dar lugar a Douglas Coutinho por conta do forte calor.

O segundo tempo iniciou sem alterações nas duas equipes. O panorama da partida não se alterou porque o Atlético-PR continuava com maior posse de bola, mas era o Goiás que continuava mais perigoso nos contra-ataques.

Em um dos poucos lances de perigo do Atlético-PR, aos 17, a equipe paranaense teve um gol anulado acertadamente pela arbitragem. Marco Antônio cobrou falta e Luiz Alberto, impedido, marcou de cabeça, após desvio de Manoel.

Mesmo assim, o Goiás controlava bem a sua vantagem parcial e estava mais próximo de ampliar a vantagem. Na marca dos 25 minutos, a arbitragem permitiu uma pequena parada técnica para os times se hidratarem. Antes disso, aconteceu um pequeno tumulto na torcida esmeraldina e o zagueiro Rodrigo pediu calma. Em mais duas oportunidades, o fato de repetiu e a polícia precisou intervir. Outro negativo foi que algumas pessoas atiraram objetos no campo.

O Atlético-PR não demonstrava força para buscar uma reação e o Goiás ainda deixou marca no fim, aos 49 min, com Walter para fechar a vitória e continuar na luta por uma vaga na Copa Libertadores. O detalhe é que o atacante não comemorou como protesto pelas brigas na torcida.

GOIÁS 3 x 0 ATLÉTICO-PR

Local:
Serra Dourada, em Goiânia
Data: 20/10/2013 (domingo)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Marcelo, Everton, Roger e Léo (Atlético-PR); Dudu Cearense (Goiás)
Gols: Roni, aos 18, e Dudu Cearense, aos 26 min do primeiro tempo; Walter, aos 49 min do segundo tempo

Goiás:
Renan, Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, Dudu Cearense, Hugo (Ramon), Roni (Renan Oliveira) e Eduardo Sasha; Walter
Técnico: Enderson Moreira

Atlético-PR:
Weverton (Santos), Léo, Manoel, Luiz Alberto e Maranhão; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Marco Antônio (Felipe); Marcelo (Douglas Coutinho) e Roger
Técnico: Vagner Mancini